AnuncioTopo

Restaurante O Telheiro

Vale de Cambra - Aveiro - Portugal 

Boa comida num local atípico. 

(Agradável ..... 7,3/10)

Créditos: Foto de Website de O Telheiro


Há zonas do país onde é complicado encontrar restaurantes com qualidade acima da média e que, ao mesmo tempo, permitam a estadia de animais de estimação. Como levo sempre o cão de férias, procurei afincadamente por um local com esplanada, mas este conceito não recolhe muitos seguidores nesta zona do centro do país. Aqui foi possível remediar a situação, mas com bastantes custos de conforto. 

O Local (3/10)


Nitidamente o ponto fraco do restaurante, pois temos que sair do centro para uma zona industrial. No entanto, a localização é perfeita para angariar clientes dessas indústrias até porque se encontra mesmo em frente ás instalações da maior empresa do concelho e uma das maiores do distrito. A rua é bastante ruidosa e movimentada, mas tem um estacionamento de terra batida que sendo útil, não tem um acesso assim tão simples.

O Espaço (7/10)


Ficámos na esplanada que não é muito confortável devido aos sofás rígidos e ás mesas com umas barricas a servir de suporte. Visitei o interior que tem bom gosto, dentro do rústico, mas com cores bastante escuras que as paredes em pedra cinza e outras em cortiça conseguem amenizar o ar robusto das mesas e cadeiras. 

O Serviço (7/10)


Percebemos que não era costume aparecerem pessoas com animais de estimação, mas a verdade é que a pessoa que nos atendeu foi bastante solícita a arranjar uma solução na esplanada, que habitualmente só deve ser usada para quem vai tomar café. Claro que saímos prejudicados com a localização fora das rotinas de circulação dos empregados e a comida acabou por demorar bastante devido a um dos pratos exigir uma confecção mais longa, mas no geral sentimos que houve um esforço por nos agradar. 

A Ementa (7/10)


A ementa parecia variada, mas rapidamente nos apercebemos que algumas coisas não estavam disponíveis e que alguns dos pratos eram parecidos, mudando apenas o tipo de carne. Apostam essencialmente em carnes grelhadas, mas também há peixes e mariscos com um complemento interessante de acompanhamentos.

A Apresentação (9/10)


Fiquei agradavelmente surpreendido com a apresentação que não só era cuidada como feita em recipientes típicos com marcas de desgaste pelo uso exaustivo, mas completamente adequados à refeição.  

A Refeição (8/10)


Basicamente, não há grandes queixas a fazer... excepto o facto de uma das carnes não ter sido grelhada de forma muito homogénea. A comida é boa, tem sabor e os acompanhamentos enriquecem bastante os pratos.

Telha de Entradas - alguns pasteis saborosos.
Naco de Porco com Gambas e Abacaxi - foi este o prato que demorou, porque o porco leva mais tempo a grelhar. O ananás era excelente e o porco estava no ponto, mas as gambas estavam algo secas.
Naco de Vitela com Gambas e Abacaxi - versão semelhante à anterior.
Bife à Telheiro - belo pedaço de carne, porém não estava cozinhado de forma uniforme. Arroz com feijão fantástico.

O Preço (7/10)


No fundo, o preço parece-me ajustado à qualidade, mas está bem acima do que se pratica na região. 

Preço médio por pessoa: 18€

Informação Extra


Morada: Avenida António Alberto Almeida Pinheiro (frente a Vicaima) - Vale de Cambra
Website: https://www.facebook.com/pg/restaurantesaboresdolucio/

Animais admitidos: Sim (na esplanada)

Estado: Activo
Data última visita: Agosto 2019

Restaurante Deguste

Guimarães - Braga - Portugal

Um conceito comum, mas devidamente promovido. 

(Excelente ..... 8,0/10)

Créditos: Foto de Website Deguste


Um restaurante de bifes ou de hambúrgueres, não é propriamente inovador, mas se a qualidade estiver acima de tudo, pode ser uma receita de sucesso. Por outro lado, a promoção do espaço é também um factor diferenciador que, na minha opinião, tem sido muito bem conseguida pelo chef. Numa tarde chuvosa de Junho, levámos o nosso cãozinho e foi possível ficar na esplanada, embora o interior parecesse bem mais convidativo. 

O Local (8/10)


Estamos mesmo no centro de Guimarães, onde toda a acção se desenrola, mas também onde se cruzam as vias mais movimentadas da primeira capital portuguesa. O cenário torna-se ambíguo, especialmente se estivermos na esplanada. Não dá para estacionar à porta, sendo necessário procurar um parque nas redondezas ou algum estacionamento de rua a uma distância considerável.

O Espaço (7/10)


Ficámos na esplanada que não é muito confortável devido ás cadeiras metálicas e pouco ergonómicas. O interior tem um aspecto moderno com cores claras e reduzidas dimensões, embora desafogado. Parece essencialmente um ambiente jovem e descontraído.

O Serviço (7/10)


Fomos muito bem atendidos, inclusivamente com muitas atenções para o nosso animal de estimação. Foram muito simpáticos e prestáveis, mas houve alguma demora no serviço, embora o restaurante não estivesse sequer com um terço da lotação. Felizmente não estávamos com pressa, portanto foi tudo tranquilo. 

A Ementa (8/10)


É uma ementa simples e curta, mas que consegue cobrir todo o tipo de gostos e de clientela. Basicamente, podemos escolher entre as entradas, que servem como petiscos, as saladas, com inúmeros ingredientes, os hambúrgueres, com combinações improváveis e os bifes, que são a escolha mais cara, mas também a que mais fama dá à casa, embora tecnicamente se trate de uma hamburgueria. Existem ainda menus de almoço que variam todos os dias e uma pequena lista de sobremesas para as quais vale bem a pena guardar um espacinho.

A Apresentação (10/10)


Não há dúvida que há um esmero e uma dedicação enorme a cada prato, cuja apresentação é digna dos melhores, inclusivamente utilizando um conjunto de utensílios criativos como parte da decoração. A apresentação das sobremesas é divinal.

A Refeição (9/10)


Foi uma refeição bastante agradável e aconchegante para um dia de chuva. Os acompanhamentos são escassos, mas a proteína é de qualidade.

Acepipes - estávamos à espera de algo surpreendente, mas eram apenas rissóis de carne.  
Bife de Alcatra com Molho Roquefort - o bife estava no ponto e o molho era delicioso.
Bife de Alcatra em Massa Folhada e Cogumelos - achei inovador e estava bastante bom.
Bife da Alcatra e Molho 5 Pimentas - o bife com a mesma qualidade, mas o molho não surpreendeu.


O Preço (6/10)


Como acabei por escolher o bifes, a refeição saiu bem cara, mas se tivesse optado por saladas ou hambúrgueres seria bem simples controlar os custos. Seja com for, parece-me que os preços estão um pouco acima da média para este tipo de restaurantes.

Preço médio por pessoa: 15€

Informação Extra


Morada: Alameda de São Dâmaso, 161 - Guimarães

Animais admitidos: Sim (na esplanada)

Estado: Activo
Data última visita: Junho 2019