AnuncioTopo

Restaurante Sever

Portagem - Marvão - Portalegre - Portugal

Esplanada divinal no Verão, interior acolhedor no Inverno.

(Bom ..... 7,7/10)

Créditos - Foto de Turismo do Alentejo

Ainda hoje não compreendo como foi possível esperar tantos anos para conhecer esta bela região de Portugal. Marvão tem tudo: história, monumentos antigos, paisagem, natureza, turismo e boa comida. Quando pesquisei restaurantes para esta viagem, saltou logo à vista a agradável esplanada, mesmo apelativa para um dia de verão, mas também as opiniões sobre a boa comida. Não foi possível confirmar a qualidade com pessoas que conhecesse, por isso decidi experimentar e não me arrependi.

O Local (8/10)


Marvão fica no alto da Serra de Marvão que pertence ao conjunto montanhoso de São Mamede e a localidade de Portagem está localizada num planalto, sendo um dos pontos de entrada para esta elevação abrupta que dá acesso à vila muralhada. Não precisamos de entrar dentro da pequena localidade, porque o restaurante fica do outro lado do rio Sever, mas existem várias formas de atravessar o pequeno curso de água para conhecer as ofertas turísticas que existem na outra margem. Há bastante espaço para estacionar, mas pode ter quer ficar um pouco longe, porque o estacionamento é estreito e prolonga-se ao longo do rio. O melhor de tudo é que quando olhamos para cima, conseguimos ver a longa muralha que cerca a vila de Marvão e toda a encosta onde a beleza da natureza está presente. Não se consegue ver o restaurante da estrada, apenas uma sinalização que informa a presença do mesmo, já que a porta principal está virada para uma zona pedonal.

O Espaço (8/10)


O que chama logo a atenção é a esplanada natural onde não existem toldos, mas sim árvores e parreiras que dão um ar fresco no verão e que proporcionam uma bela vista. O interior estava encerrado ao almoço, mas também passei por lá para comprovar que se trata de um espaço que combina o moderno com o tradicional e que é muito acolhedor no inverno, especialmente com a utilização da lareira. O ambiente que se vive em cada uma destas estações é absolutamente contrastante: na esplanada, vibrante, intenso, divertido para grupos e famílias; lá dentro, tranquilo, confortável, acolhedor para um ambiente mais intimista. A única critica que se pode fazer é que as mesas e cadeiras da esplanada são de várias nações, não proporcionando a homogeneidade desejada.

O Serviço (6/10)


Estava muito cheio quando chegámos tendo até sido necessário esperar por mesa. A insistência em manter o espaço interior encerrado, fez com que depois ficasse muita gente à espera encostada à parede exterior olhando com inveja para quem já estava sentado e a ser servido. Confesso que esta situação me deixa sempre desconfortável, porque parece que não posso fazer a minha refeição ao meu ritmo. Claro que o stress provocado por esta situação, levou a que alguns empregados demonstrassem menos paciência e menos atenção ao serviço, o que provocou alguns atrasos, esquecimentos e loiça partida que nunca é propriamente relaxante. Ainda assim, revelaram muita destreza e um ritmo de trabalho alucinante, porque antes de nós já alguém tinha estado na mesa e depois de nós ainda vieram outros. A oferta de um licor com o café valeu pontos, porque adoro terminar uma refeição com um licor..

A Ementa (9/10)


Os pratos alentejanos estão em destaque, até porque se trata de um filão muito interessante e cativante não só para os locais como para todo o tipo de turistas, mas esta região também é famosa pelos seus excelentes locais de caça, o que também influencia a ementa. As entradas são muito variadas e tipicamente alentejanas. Nos pratos principais há várias alternativas de grelhados de carne de porco preto, mas também o Bacalhau e vários pratos de caça. Quanto a sobremesas há os famosos doces conventuais da região. A lista de vinhos é vasta e está bem representada com vinhos regionais.

A Apresentação (7/10)


A apresentação é agradável e os pratos muito bem servidos.

A Refeição (8/10)


É verdade que a ementa dificilmente agrada aos mais jovens e habituados a comidas menos complexas, por isso houve quem escolhesse pratos mais generalistas, mas para os apreciadores de comida alentejana foi um festim.

Queijo de Nisa - muito bom.
Bife da Vazia - simples e regular.
Bitoque - bem servido e regular.
Bacalhau Dourado - confecção surpreendente.
Pezinhos de Borrego em Tomatada - só um verdadeiro apreciador poderá avaliar.
Veado Assado com Castanhas - pecou por ter tido azar nas partes da carne que me calharam, mas de sabor estava brilhante. 
Secretos de Porco Preto - feitos como deve ser! 
Pudim de Castanhas - não se revelou tão excepcional como imaginava.
Vinho da Casa Branco - era de alta qualidade e escorregava maravilhosamente.

O Preço (8/10)


Há pratos mais caros, mas a generalidade das iguarias estão a preços justos e a quantidade que é servida acaba por permitir que se faça uma gestão dos custos. A qualidade da comida e do espaço combinam bem com o preço, desde que não se peça o Achigã, os Lombos ou a Perdiz.

Preço médio por pessoa: 12€

Informação Extra


Morada: Estrada do Rui Sever - Portagem

Animais admitidos: Sim

Estado: Activo
Data última visita: Junho 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário