AnuncioTopo

Restaurante LBV 79

Pinhão - Alijó - Vila Real - Portugal

Não basta ter uma boa paisagem e uma bonita ementa 

(Decepcionante ..... 5,7/10)

Créditos: Foto de Tripadvisor

No Douro, muitos caminhos vão dar a Pinhão, seja através dos passeios de barco ou ao longo das estradas ribeirinhas que serpenteiam sincronizadamente com o rio, as serras repletas de vinhas que são a imagem de marca desta região. Decidi fazer-me à estrada numa noite para conhecer o caminho e a pacata, mas bonita e histórica vila do Pinhão. Tinha como referência outro restaurante, mesmo ao lado do LBV 79, mas fomos surpreendidos pelo encerramento precoce do estabelecimento devido a um problema de saúde de um dos donos. Sendo assim, e para não ficar tarde demais, optámos por não ir mais longe até porque o restaurante tinha bom aspecto.

O Local (9/10)


Embora seja uma localidade pequena na margem do rio, a sinalização é fraca e o acesso parece até improvável, porque passamos por ruas estreitas e até um pouco degradadas para chegar ao ponto de encontro de turistas que pretendem visitar a vila: o Lugar da Praia. Lá chegados, vale a pena contemplar o rio e a paisagem deslumbrante e romântica do Rio Douro num largo onde o estacionamento é abundante e a oferta de actividades é agradável, num espaço onde também se mistura a história da vila e a natureza.

O Espaço (7/10)


Por fora parece um espaço moderno, mas quando entramos somos remetidos para a recepção de um hotel de três estrelas onde está um bar meio obscuro. Depois do impacto, somos convidados a subir umas escadas para o restaurante, onde o ambiente desanuvia devido à bonita paisagem que se obtém através das grandes janelas. O espaço é moderno e cheio de pormenores acolhedores como um telhado de madeira clara e bem mantida, mas a reduzida dimensão da sala acaba por obrigar a que as pessoas fiquem muito apertadas ao ponto de alguns necessitarem de se levantar para deixar sair outros. O ambiente é familiar e convidativo, mas algo selectivo. Nota negativa para o ambiente excessivamente quente dentro do restaurante tendo em conta que estava uma agradável noite de verão.

O Serviço (4/10)


Estava tudo a correr bem até fazermos os pedidos. Eis quando começam as surpresas: o prato que pedi já não havia, portanto acabámos por pedir duas doses do mesmo prato para 3 pessoas. Já tinham passado alguns minutos quando aparecem a dizer que afinal só havia uma dose desse prato, o que me irritou bastante. Demorámos quase uma hora a ser servidos e os empregados novatos nem sabiam como lidar com a situação. Também não fiquei impressionado com a forma como pareciam ignorar a composição dos pratos que estavam a servir. A única referência positiva a dizer é que o serviço foi feito com alguma elegância. Mais tarde soubemos que o jovem dono tinha falecido há poucos meses e que tinha deixado um ambiente de consternação entre os empregados... talvez por isto esteja disposto a dar uma segunda oportunidade a este espaço.

A Ementa (7/10)


A ementa era mesmo prometedora! Nomes apetitosos e combinações interessantes que nos davam água na boca, mesmo tendo em conta que os preços não pareciam assim tão convidativos. Estava lá o Arroz de Tamboril e o de Marisco, assim como o Cabrito Assado, Porco Preto, Alheira, Cozido à Portuguesa, Bacalhaus e Saladas variadas (porque também se especializa em pratos vegetarianos). No que diz respeito a sobremesas a variedade não era muita, mas para quem gosta de gelados havia algumas alternativas.

A Apresentação (6/10)


A apresentação não era muito elaborada, apenas simples e cuidadosa.

A Refeição (6/10)


Fugimos das entradas, embora nos tenha apetecido uma Alheira a um preço excessivo, e consolámos-nos com pão e manteiga. 

Arroz de Marisco - estava muito bom de sabor, embora faltasse alguma substância em termos de quantidade de marisco.
Cabrito Assado com Castanhas - decepcionou a reduzida quantidade de castanhas, que até estavam saborosas, e a fraca qualidade dos bocados de cabrito que me calharam com muita gordura.

Já nem pedi sobremesa, porque achei que já estava a pagar demais por aquela refeição. Tive que me consolar com um restinho do Arroz de Marisco.

O Preço (3/10)


Os preços são exagerados e sinto que acaba por ser uma armadilha para os turistas endinheirados que chegam nos cruzeiros com vontade de uma refeição de luxo. Na realidade, só a paisagem, a elegância aparente do serviço e a ementa é que conseguem transmitir uma imagem de alta qualidade, mas há muitos outros pontos a corrigir, especialmente os preços dos vinhos da região que se revelaram muito mais caros do que qualquer outro restaurante da zona do Douro onde alguma vez fui. Em abono do restaurante e dos seus empregados, espero que tenham ultrapassado o duro golpe de perder o mentor do projecto e que tenham melhorado muitos aspectos.

Preço médio por pessoa: 25€

Informação Extra


Morada: Rua António Manuel Saraiva, 20 - Pinhão

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Agosto 2013

1 comentário:

  1. Fraco. Caríssimo, considerando a qualidade dos pratos. Serviço de mesa, satisfaz. Desilusão.

    ResponderEliminar