AnuncioTopo

Adega Molhóbico

Serpa - Beja - Portugal

Alentejano de gema. Qualidade sem custos?

(Soberbo ..... 8,6/10)

Créditos: Foto de Tripadvisor



Um restaurante alentejano no coração do Alentejo, na bonita cidade de Serpa que me deixou belas memórias assim como a uma criança de 2 anos que ainda hoje se recorda de lá ter estado, talvez a recordação mais antiga que retém de um restaurante. Não se trata apenas de um restaurante feito para turistas que querem provar as iguarias alentejanas, mas também para a população das redondezas que se sente confortável com a confecção tradicional dos pratos.

O Local (5/10)


Se perguntar pela morada, ninguém sabe onde é, portanto mais vale perguntar pelo nome do restaurante que é conhecido por todos. Para quem não gosta de perguntar, o acesso mais fácil será chegar à praça da Câmara Municipal (pedonal) e, virado de frente para esta, subir a rua lateral da direita (chamada Rua Direita) até ao fim... não mais de 100 metros. No que diz respeito ao estacionamento, a "porca torce o rabo", porque Serpa quase não tem estacionamentos na cidade velha (dentro das muralhas do castelo). A melhor solução será usufruir de um dos estacionamentos fora das muralhas, que estão muito bem sinalizados e que acabam por proporcionar um acesso muito simples, por via de uma escadaria, ao centro da cidade. Uma dessas escadarias dá praticamente para a praça da Câmara Municipal, portanto não será necessário caminhar muito mais que 300 metros. Até calha bem, para poder usufruir do ambiente e arquitectura de Serpa, que vale a pena conhecer, embora em dias de muito calor alentejano possa ser uma tarefa bem árdua!

O Espaço (7/10)


Tem 3 espaços distintos. Logo à entrada uma espécie de adega com umas enormes vasilhas de barro que, segundo o gerente, já serviu de sala de refeições, mas que agora serve apenas como sala de acolhimento onde existe um pequeno espaço para as crianças (cá está o que cativou a minha filha e que nunca mais esqueceu, embora ela não faça a mínima ideia onde se localiza) com jogos didácticos e algumas brincadeiras e brinquedos tradicionais (pode ser usada para grupos ou para as tertúlias dos amigos do proprietário com artistas locais do fado e dos cantares alentejanos). A sala principal tem um aspecto rústico e tem as paredes recheadas de quadros de pintores locais que se prolongam para uma outra sala que só é aberta para grupos, eventos ou quando a sala principal estiver repleta. Lá dentro esquecemos as temperaturas cálidas do exterior, torna-se fresco embora não estivesse a funcionar nenhum ar condicionado. Bem disposto, informal e familiar, não obstante ser algo apertado quando está cheio e ter uma luz natural mal distribuída. A grande maioria dos clientes são residentes ou trabalhadores das redondezas, mas sendo um dos mais conceituados restaurantes de Serpa, acaba por receber alguns turistas, conforme a época.

O Serviço (9/10)


Muitíssimo eficiente e esmerado, com algumas atenções especiais para os clientes mais juvenis (estive lá na época da Páscoa e a minha filha teve direito a uma galinha e ovos da Páscoa em chocolate). São muito prestáveis e simpáticos, num estilo bastante familiar, mas sem passar dos limites do profissionalismo. Preocuparam-se em proporcionar a melhor qualidade possível à nossa refeição.

A Ementa (9/10)


Tem verdadeiros pratos alentejanos e também acrescenta alguns pratos de peixe, que não são assim tão comuns naquela região. Tudo isto apresenta uma ementa bastante variada para todos os gostos. As entradas chamam logo a atenção com o presunto e o paio alentejano. A escolha do prato principal foi difícil, porque o porco preto (sempre a minha predileção) estava muito bem representado através das Plumas, dos Secretos, da Carrilhada, dos Lombinhos, da Pá  e do Entrecosto, mas o borrego estava igualmente bem representado (embora não sejam pratos da minha "simpatia"), assim como pratos de caça que iam desde a lebre ao javali (que também está entre os meus preferidos). Quanto a peixes, havia uma interessante variedade de pratos de bacalhau e as tradicionais Sopas de Cação. No que diz respeito a sobremesas, a variedade já não me chamou tanto a atenção, possivelmente porque nos dias anteriores já tinha provado a maioria das que estavam na carta, mas não faltava a Sericaia, a Pêra Bêbeda e a Tarte de Requeijão. 

A Apresentação (6/10)


A apresentação dos pratos era simples, mas bem servida.

A Refeição (9/10)


Não podia deixar de provar o Queijo de Serpa na sua cidade original e as azeitonas para não ter que investir nos enchidos. Tendo em conta o facto de nos deslocarmos com uma criança de tenra idade, não foi possível apostar só nos pratos alentejanos, portanto optámos por um prato de peixe e outro de carne. 

Migas com Carne de Porco - era um prato muito rico, mas em que as migas serviram para todos se deliciarem.
Pescada Grelhada - foi um regalo para a minha filha. 

As doses são generosas e não havia uma única queixa a fazer.

O Preço (10/10)


Tínhamos investigado acerca deste espaço e todos diziam que o preço era muito em conta, mas não estávamos preparados para algo tão surpreendentemente adequado à qualidade da refeição. Um restaurante destes numa grande cidade certamente custaria o dobro.

Preço médio por pessoa: 10€

Informação Extra


Morada: Rua Quente, 1 - Serpa

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Março 2008

6 comentários:

  1. Passando para ver e ler.
    Belo blogue...
    Acho que já disse isso. rsrs
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário Beth!

    Volte sempre!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Não tive ainda o prazer de conhecer a Serpa Pedro,
    apesar de já ter percorrido boa parte do Baixo Alentejo,
    dado que a via rápida vai na mesma direcção.

    Pelo que percebi das tuas excelentes fotografias,o Adega Molhobico,é um encanto,faz jus a tradição portuguesa de decorações extremamente criativas que vai do rústico ao sofisticado,mas sempre mantendo o foco do sentido
    prático,como o cantinho especial para as crianças.

    Li em voz alta para meu marido e quando alcancei a
    parte do Borrego ,olha a exclamação de "ai Jesus!" e
    mais ainda na parte da Sericaia, e da Pêra Bêbeda ai é
    que foi mesmo o suplício de Tântalo

    (risos)

    Meu Nando é um bom garfo, agora eu da minha parte
    não ligo-me em na gastronomia,mas aprecio umas
    azeitonas e lá um pedacinho de queijo.

    Aprecio mais observar o movimento do local,as pessoas
    presentes, o colorido,o ruído de vida de talheres,copos,
    risos e cheiros no ar.

    Agora concordo consigo na pontuação da Casa,
    bem merecido,pelo facto de estar a condizer com
    a actual realidade financeira a qual o mundo atravessa.

    Um Bem Haja Meu Amigo por mais uma reportagem
    impecável, fica apontado já na nossa agenda,principalmente
    com a primavera desabrochando,vai ser um passeio feliz.

    Só ficou-me cá uma curiosidade:

    O porque do nome Molhobico,adega ok,percebi mas
    Molhobico não

    (risos).

    Meu muito boa noite, grata por mais uma partilha de valor,
    meus cumprimentos a tua família.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ronilda.

    Vale mesmo a pena conhecer Serpa, é muito bonita toda enclausurada nas muralhas. Como digo no artigo, não vale a pena entrar com o carro, pode deixar num dos parques junto ás muralhas.

    No Verão... é quente mesmo! Talvez até mais que no Brasil. ;)

    Quanto ao nome do restaurante, não sei a origem. Mas a palavra Molhobico é a conjugação de três palavras "Molha o bico" que é um termo português para quem "petisca" ou bebe um pequeno trago de alguma coisa ou consegue atingir uma pequena parte do seu objetivo. Este termo é baseado nos pardais que quando encontram um pouco de água, molham o bico e vão-se embora. Exemplo: "Fui lá para conseguir uma refeição gratuita, não consegui, mas sempre molhei o bico", ou seja. ainda comi qualquer coisa. ;)

    Quando lá for, diga-me se gostou.

    Beijinhos e muito obrigado por ter passado por aqui.

    ResponderEliminar
  5. Otima dica um lugar tranquilo para descansar e tirar belas fotos .....abraços =)

    ResponderEliminar
  6. Olá Siça,

    Sem dúvida que o centro da cidade é muito acolhedor e convidativo para passear e tirar fotografias... e já agora para petiscar. :)

    Obrigado pelo seu comentário, apareça sempre que quiser.

    Bjs.

    ResponderEliminar