AnuncioTopo

TÄSCÁ

Proença-a-Nova - Castelo Branco - Portugal 

Qualidade e inovação para partilhar. 

(Excelente ..... 8,1/10)

Créditos: Foto de Website TÄSCÁ

Poucas coisas me dão mais prazer do que descobrir bons restaurantes nos lugares mais improváveis. Escolhemos esta região para umas férias de fim de verão e visitámos este espaço com o nosso fiel companheiro, obrigados a ficar numa esplanada. Ao almoço um calor abrasador, ao jantar um agradável ambiente de fim de tarde, mas o melhor de tudo foi a surpreendente experiência gastronómica que nos foi proporcionada. Felizmente, há vida no interior do país. 

O Local (7/10)


Mais no centro da vila não poderia ficar, porque o largo da igreja está mesmo ali, assim como a maior parte dos serviços diários. Não tem propriamente algo que lhe dê destaque de quem vem de fora, apenas talvez a quantidade de garrafas de vinho arrumadas nas vitrinas. Nestas terras não existe propriamente um problema de estacionamento, mas se no largo parece complicado, torna-se fácil nas ruas laterais e mesmo em frente à esplanada do restaurante, embora não seja a zona mais acolhedora. 

O Espaço (6/10)


Fica toda a sensação se ser um espaço de verão, porque tanto a esplanada pouco abrigada como o interior com uma decoração jovem e monocromática do estilo fast-food não parecem acolhedores para o período mais invernoso. Ainda assim, a esplanada no verão revelou-se fantástica, mesmo levando com o sol de chapa ao almoço.

O Serviço (9/10)


Na primeira visita, fomos recebidos pelo dono que nos demonstrou toda a sua paixão pelo conceito promovido e pela arte de bem receber. Na segunda visita, duas jovens empregadas transmitiram muito bem as ideias, embora um pouco menos despachadas e conhecedoras dos ingredientes, mas ainda assim simpáticas e profissionais. Quando começa a ficar mais lotado, também se nota na demora do serviço, mas nada de transcendente. No fundo, o conceito é o da partilha da refeição como se fossem petiscos e os utensílios que chegam à mesa fazem ajudam a reforçar essa ideia.    

A Ementa (7/10)


É fiel ao slogan da página do restaurante: "sem pratos fixos e sem especialidade da casa, com necessidade constante e absoluta de descobrir novos sabores". A ementa é normalmente muito curta, mas diferente todos os dias, algo que enriquece ainda mais a experiência e reforça ainda mais a vontade de voltar. É uma ementa adulta, portanto pode não ser especialmente aconselhado para crianças ou pessoas com o paladar mais esquisito, porque na melhor das hipóteses haverá apenas um prato que seja considerado tradicional ou hambúrgueres. Tem uma lista fantástica de gins, cervejas artesanais e vinhos.

A Apresentação (9/10)


Deste os utensílios à disposição dos produtos no prato, nota-se o carinho e o cuidado que é colocado em cada prato e no conceito de partilha que pretendem promover. Claro que alguns pratos mais simples não conseguem ter uma apresentação mais exuberante, mas ainda assim não fica atrás de muitos restaurantes mais pretensiosos.  

A Refeição (9/10)


Não há dúvida que a expectativa de uma ementa nova todos os dias, nos dá uma sensação de necessidade de experimentar o máximo que for possível, agora não faço a mínima ideia se quando lá voltar poderei repetir algum dos pratos que consumi. Os nomes dos pratos podem não ser exactamente estes, mas é assim que me lembro deles:

Pastéis de Massa Tenra - saborosos a fazer lembrar os melhores e caseiros que me habituei a comer.
Línguas de Bacalhau Fritas - nunca tinha provado, mas achei interessante, embora as mais grossas estivessem um pouco salgadas.
Picanha - escolhemos para poder ter uma opção mais tradicional, estava boa mas  não é das melhores que provei.
Entrecosto Estaladiço - a explicação da forma como é cozinhado é deslumbrante, mas o sabor é verdadeiramente surpreendente... desfaz-se na boca.
Mie Goreng - não sei de onde vem o nome, mas é uma mistura de vegetais, massa e proteína que combina muito bem.
Blondie - uma delicia de chocolate branco, surpreendente.
Gelado com Frutos Vermelhos - combinação agradável.

Não sou fã de saladas, mas todas as que vieram tinham um tempero que me fez desejar mais.


O Preço (7/10)


A questão do preço não será tão problemática no valor versus qualidade, mas sim no valor versus quantidade, porque no fundo as doses são pequenas e deixam água na boca. Basicamente, tudo se resume a fazer uma boa gestão da refeição e não estar a pedir mais só porque ainda cabe mais qualquer coisinha. 

Preço médio por pessoa: 15€

Informação Extra


Morada: Largo Dr. Pedro da Fonseca, 3 - Proença-a-Nova
Website: https://www.facebook.com/tascapan/

Animais admitidos: Sim (na esplanada)

Estado: Activo
Data última visita: Setembro 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário