AnuncioTopo

Taberna do Jeréré

Peso da Régua - Vila Real - Portugal

A tradição gastronómica para os turistas portugueses.

(Razoável ..... 6,9/10)

Créditos: Foto de Website da Taberna do Jeréré


Escondido numa das ruelas por trás do Museu do Douro, está um segredo bem guardado da tradicional gastronomia portuguesa. O Peso da Régua consegue ser altamente turístico, fruto dos cruzeiros no Douro, as paisagens vinhateiras deslumbrantes e da sua localização estratégica para a visita ás antigas linhas de comboio a vapor, mas também porque a autoestrada passa agora mesmo ali ao lado. No entanto, este restaurante parece ter parado no tempo, mantendo-se fiel ás tradições e continuando a apontar para o turista local.

O Local (6/10)


Situado numa das ruelas por trás do Museu do Douro, não há estacionamento na rua e encontrar lugar nas redondezas pode não ser fácil. No entanto, está bem no centro histórico da cidade, numa rua bem típica e preservada, perto de tudo, daí que nos dias mais confusos possa ser obrigado a pagar algum parquímetro ou a ficar algo distante. 

O Espaço (5/10)


O restaurante não tem janelas, portanto esqueçam a vista panorâmica que o turista tanto gosta. É uma taberna! É um espaço fechado, pequeno e até um pouco apertado devido à disposição das mesas que também não são muito funcionais, obrigando algumas vezes a uma posição pouco confortável devido à existência de bancos nas zonas mais escondidas. A decoração é totalmente rústica com móveis, cadeiras e mesas em madeira grosseira enquanto as paredes são salpicadas com pequenos quadros e uns candeeiros para tentar dar um ar mais parecido com um bistrô. Pode tornar-se algo ruidoso quando há grupos, mas normalmente é bem frequentado por famílias de idade mais avançada que são mais propensas a ementas tradicionais. O facto de se poder fumar num espaço destes também não ajuda muito a criar ambiente.

O Serviço (6/10)


O dono é incansável e passa muito tempo sozinho na sala, sem ajudantes e sempre a correr de um lado para o outro, mas quando a sala está cheia é natural que se desoriente um pouco, embora por vezes receba alguma ajuda de assistentes mais jovens e inexperientes. O atendimento é muito atencioso, informal, simpático e educado, mas só é mais personalizado aos primeiros clientes, porque depois não há mãos a medir. Os estrangeiros não ficam muito impressionados com o local especialmente devido a dificuldades de comunicação com o dono.

A Ementa (7/10)


Na realidade não há uma, mas sim duas ementas! Existe uma cá fora com os pratos habituais, mas depois há também uma lista manuscrita num bloco que não respeita muito as regras de marketing, mas que demonstra bem a rusticidade do local. A ementa que está lá fora apela aos pratos mais conhecidos e turísticos como a Posta Barrosã ou a Chanfana de Galo, mas as verdadeiras especialidades da casa estão no bloco em papel e foi só dessas que escolhemos. As entradas não me chamaram muito a atenção, mas na lista de sobremesas havia alternativas bem atractivas

A Apresentação (5/10)


A apresentação das travessas é algo grosseira, mas outra coisa não seria de esperar. Já os produtos têm sempre bom aspecto.

A Refeição (8/10)


Como estava de férias fui lá jantar 3 vezes e fiquei sempre satisfeito.

Vinho branco da casa - fresquinho vai bem com todos os pratos.
Bola de Carne - das melhores que comi até hoje.
Naco Serrano - agradável, mas sem surpreender
Coelhinhos de Porco - (confuso? Não é coelho... é porco!) e é divinal.
Mista Grelhada de Porco Preto - escolha mais comum para partilhar. 
Bacalhau à Jerere - absolutamente fora do comum (a versão com broa também parecia ser excelente). 
Bolo de Bolacha - agradável e bem servido.
Cheesecake - o recheio era magnifico, mas a massa deixou algo a desejar.

Não é um restaurante pretensioso... o seu forte é mesmo a comida. Os acompanhamentos é que não são muito variados entre as batatas a murro com azeite divinal e os legumes, embora seja possível pedir para trocar.

O Preço (7/10)


Não há dúvida que, neste aspecto, a taberna aderiu à modernidade, porque o preço acaba por não ser assim tão convidativo, mas tendo em consideração a qualidade dos produtos pode-se dizer que é bastante justo o preço que se paga.

Preço médio por pessoa: 15€

Informação Extra


Morada: Rua Marquês de Pombal, 28 - Peso da Régua

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Julho 2013

2 comentários:

  1. Obrigado pela partilha de interessante postagem uma vez que você nos mostra em blog/site o que realmente é um: "Taberna do Jéréré (Peso da Régua, Portugal)
    A tradição gastronómica para os portugueses". Valeu....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Continue a aparecer, será sempre bem recebido.

      Eliminar