AnuncioTopo

Restaurante Montecruz

Aracena - Espanha

O cogumelo como estrela principal... fora de época.

(Agradável .....7,0/10)

Créditos - Foto de Turismo Sierra de Aracena


Escolhi este restaurante um pouco ás cegas, quando me desloquei a Aracena para ver as grutas (as maiores e das mais antigas da península ibérica). Tínhamos 3 restaurantes referenciados, mas acabámos por escolher este pela localização estratégica e pelo aspecto simpático. Entretanto já lá voltei e as mudanças foram drásticas.

O Local (9/10)


A localização é perfeita, mesmo na praça principal de Aracena e a meros 200 metros da entrada para as grutas, não se podia pedir melhor. Mas "não há bela sem senão" e a contrapartida de estar num local tão central é que se torna muito complicado arranjar lugar para estacionar e pode até formar-se muito trânsito para aceder ao centro quando começam a chegar os autocarros para largar passageiros em tão estreitas ruelas. Ainda assim, há bastantes alternativas gratuitas.

O Espaço (6/10)


O espaço interior é uma espécie de veneração ao cogumelo, as toalhas, as mesas, as paredes e todo o ambiente é alusivo ao fungo que é a grande estrela do restaurante. Tem uma imagem rústica que chega a roçar o antiquado com alguns retoques visíveis para disfarçar alguma degradação, mas no fundo é confortável e tranquilo para uma refeição familiar, com cores garridas muito típicas da Andaluzia. Não gostei foi de ver muitas portas de comunicação com pátios e escadas de acesso a outras vivendas contíguas que davam uma imagem de albergue. Na segunda visita já haviam muitas alterações que transformaram o rústico em moderno e o tranquilo em frenético, o que proporcionou uma experiência totalmente diferente.

O Serviço (8/10)


Estávamos em Agosto e os espanhóis não almoçam cedo, portanto ás 13h o restaurante estava vazio, daí que fosse de esperar que nos dedicassem total atenção... o que nem sempre aconteceu após termos feito o pedido, houve até alturas em que parecia que os empregados tinha ido dormir a "siesta". De qualquer modo, foram muito simpáticos, profissionais e prestativos nas explicações, tendo inclusivamente mostrado disponibilidade para nos tirar uma fotografia. Na segunda visita, em Abril, chegámos depois das 14h e já estava a abarrotar, mas o serviço melhorou claramente em eficiência.

A Ementa (5/10)


O que me saltou à vista na ementa foi o facto de não haver um único prato de cogumelos, o que me decepcionou bastante. No entanto, depois percebi com um misto desilusão e compreensão que não era época de cogumelos e só cozinhavam cogumelos frescos e nunca congelados... mas apetecia mesmo provar uma especialidade. Outro ponto negativo foi observar que a ementa estava apenas em espanhol, algo que num local tão turístico parece uma opção preguiçosa. Não sendo época dos cogumelos, acabam por apostar forte nos pratos de caça. Da segunda vez, a ementa era mais virada para as tapas e também um pouco mais confusa.

A Apresentação (9/10)


O empratamento feito de forma cuidadosa e artística fez esquecer fraca impressão inicial.

A Refeição (7/10)


Não haviam cogumelos, por isso tive que me virar para a caça e na segunda vez tive mesmo que escolher as tapas:

Presunto - desfazia-se na boca, já o pão não me parece ser o forte dos espanhóis, porque é sempre sensaborão e acre.
Javali Guisado com Frutas (Ananás e Ameixas) - estava gostoso, embora os sabores não fossem muito diferentes de uma comida caseira, não senti ali o toque de um chef, excepto no empratamento. Solomillo Ibérico Asado con Verduritas - na verdade são Lombinhos de Porco Ibérico e que agradou a todos pela qualidade da carne e pela boa combinação com as verduras.
Revuelto de Setas com Jamon - uma mistura que funcionou bem.
Macarrones a la Boloñesa - um esparguete à bolonhesa que chamou a atenção da minha filha.
Gelado de Torrão - que me pareceu uma escolha feliz para um dia de 40ºC centígrados, embora o torrão não fosse tão refrescante como isso.


O Preço (6/10)


Não sei se na época própria dos cogumelos os preços serão muito diferentes, mas posso dizer que não considerei muito caro, tendo em conta que estávamos num local turístico onde chegam autocarros a toda a hora para o pequeno centro de Aracena. Da segunda vez, achei um pouco mais caro para as quantidades servidas.

Preço médio por pessoa: 22€

Informação Extra


Morada: Plaza de San Pedro, Aracena
Website: N/A

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Abril 2018

4 comentários:

  1. Boa, Pedro. Percebo que tu és bem orientado quando o assunto é gastronomia. Valeu, abração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um assunto que me agrada mesmo. ;)

      Um grande abraço e obrigado pela visita.

      Eliminar
  2. Partilhei porque acho muito interessante esta ideia
    Cumps

    ResponderEliminar