AnuncioTopo

Restaurante O Redondel

Vila Franca de Xira - Lisboa - Portugal

[Encerrado] Classe sem clientela? 

(Bom ..... 7,7/10)

Créditos: Foto de Blog Voz Ribatejana

Numa tarde de Julho, a um Sábado, quando o calor aperta, Vila Franca de Xira apela ás suas raízes culturais onde a tourada é uma chamariz para umas centenas de pessoas que completam quase metade da lotação da Praça de Toiros Palha Blanco (com mais de 100 anos de história), alheias à temperatura elevada. No fim da festa brava, mantendo a viatura no mesmo parque gratuito, basta contornar a arena (dependendo do ponto de entrada no recinto) para se chegar a um restaurante com tradição, inserido no edifício da arena. Um restaurante que apela à tradição tauromáquica, mas ao qual nenhum dos aficionados parece dar a sua preferência. Depois da minha visita, o restaurante fechou e abriu 2 vezes.

O Local (8/10)


Embora Vila Franca de Xira não seja muito grande, pode tornar-se confusa para os condutores, mas neste caso não tem nada que enganar pois basta seguir as indicações para a praça de toiros e estacionar no parque anexo e gratuito, onde apenas em dia de tourada terá dificuldades em encontrar lugar. Situado nas traseiras do edifício da praça de toiros, acaba por fazer parte de um pacote completo, só é pena não seguir as tendências actuais de forma a permitir visualizar a própria arena.

O Espaço (8/10)


Convenientemente rodeado de artefactos alusivos à tauromaquia e com uma decoração direccionada para esse tema, consegue manter-se sóbrio dentro das cores quentes que são apanágio das touradas: os dourados, os laranjas e os escarlates. O ambiente é selectivo e formal, mas muito calmo e relaxado até porque éramos os únicos no restaurante. O conforto não foi descurado, mas à hora do almoço deve ser desconcertante não sentir a luz natural a entrar pelas janelas... já que estas não existem, porque se trata de um espaço totalmente interior.

O Serviço (8/10)


Estando o restaurante completamente vazio, poderá ter sido enganadora a atenção permanente que tivemos por parte do chefe de sala e do empregado de mesa, mas o serviço foi muito elegante, bem disposto e não invasivo, digno de um restaurante de topo. Os pratos não demoraram, embora a cozinha estivesse sem trabalho e só foi necessário chamar alguém para pedir a conta. 

A Ementa (8/10)


A ementa estava recheada de pratos com nomes e descrições convidativas, numa tentativa de apelar ao lado mais "gourmet" da cozinha ribatejana, algo que confesso ter resultado em algumas exclamações de gula e curiosidade. Entradas como Vol au Vent de Marisco ou Cocktail de Gambas, pratos como o Bife de Toiro à Marrare ou o Bacalhau Torricado à Campino, revelavam uma ementa que ia muito para além da comida regional. No entanto, as sobremesas tiveram que vir "emprestadas" do Alentejo como o Toucinho do Céu e a Sericaia, talvez aqui pudessem ter ido um pouco mais longe num doce tradicionalmente ribatejano. Destaco ainda a carta de vinhos que é invejável.

A Apresentação (8/10)


Todos os utensílios variavam entre o tradicional e a qualidade superior, mas com uma combinação bem conseguida. A apresentação dos pratos era não só bem cuidada como bem servida, embora inicialmente temêssemos que a quantidade deixasse a desejar.

A Refeição (8/10)


Nem tudo foi perfeito, até a escolha de um simples prato pode determinar que uma avaliação passe de boa a má. 

Linguiça - dose mínima embora o sabor estivesse lá.
Gambas à L'Ajillo - também de reduzidas proporções embora fossem saborosas.
Melão com Presunto - boa dose como entrada
Lombinhos de Porco Preto com Ananás e Gambas - absolutamente divinal, proporcionando uma combinação verdadeiramente surpreendente. 
Entrecote de Novilho Grelhado à lá Minute - servido com molho em prato de barro, revelou-se cheio de nervos e gordura, grosso e pouco atrativo... embora o molho estivesse suculento para molhar o pão. 
Sericaia - boa qualidade.
Gelados à Redondel - sabores fora do comum.

O Preço (5/10)


Sendo que a qualidade do serviço e inclusivamente das refeições não devem ser colocados em causa, o preço poderá ser um obstáculo à cativação de clientes que já gastaram muitos euros na tourada. Numa cidade com poucos chamarizes culturais ou nocturnos, parece algo desadequado pagar tais montantes.

Preço médio por pessoa: 27€

Informação Extra


Morada: Praça Afonso de Albuquerque, Nº 2 - Vila Franca de Xira (Praça de Toiros Palha Blanco)
Website: N/A

Animais admitidos: Não

Estado: Encerrado
Data última visita: Julho 2009

2 comentários:

  1. Matéria deliciosamente DIVINAL!

    O Bacalhau Torricado à Campino é um dos que meu marido mais aprecia e de facto
    Vila Franca de Xira é famosa por seus restaurantes,eu por motivo de saúde, só posso comer hortaliças,massas e saladas, mas gosto de fazer bons pratos e aprecio ver minha família e amigos com o paladar deliciado.

    Cá em casa temos nossas tertúlias semanais com parte da equipa RO e sempre estamos escolhendo uma cidade diferente.

    Fica apontado para irmos visitar O Redondel, só faz pena com o imposto dos 13% que pesa por demais aos proprietários e a nós contribuintes, mas paciência,não é?

    Grata pela partilha,realmente apreciei a forma impecável da tua apresentação.

    Congratulações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo smpático e elogioso comentário Ronilda.

      De facto alguns restaurantes estão ser estrangulados pelo imposto, principalmente os que não cumpriam a lei da fatura. No entanto, o contribuinte é que sofre mais e começa a ter que racionar ainda mais as idas a restaurantes.

      O Redondel reabriu no final de 2013, por isso não sei se a qualidade e os preços são os mesmos, mas vale a pena experimentar.

      Vá passando por aqui... todas as semanas há uma avaliação nova. ;)

      Eliminar