AnuncioTopo

Petiscaria Espumanteria 9 & 24 (agora Adega Vadia)

Casas Novas - Sintra - Lisboa - Portugal

Não serve apenas para petiscar... 

(Bom ..... 7,7/10)

Créditos: Foto de Tripadvisor

Existem cada vez mais espaços a promover o tradicional petisco português servido de uma forma mais elegante. Nem sempre estamos dispostos a uma refeição convencional fora da hora do almoço, portanto torna-se uma excelente opção quando apenas nos apetece petiscar num ambiente acolhedor. Mas aqui também se servem refeições completas e não há nada melhor que poder escolher de entre várias alternativas. Entretanto houve mudança de proprietário, mas o conceito de petiscos parece manter-se, embora toda esta avaliação possa estar deturpada.

O Local (6/10)


Estamos em plena Serra de Sintra, mas ao mesmo tempo perto de tudo: praias, cultura, monumentos e a beleza da natureza extraordinária desta região. Ao chegar tem uma placa que diz "Restaurante a Adega", mas não se deixe enganar, porque ambas as designações são válidas já que este espaço ficou conhecido como tal. Quem vai de Colares para o Cabo da Roca, deve virar à esquerda logo após Almoçageme, no sentido contrário é à direita quando observar as placas Casas Novas, Penedo e Restaurante a Adega. Existe pouco estacionamento, porque a aldeia é pequena, estreita e não é um ponto de passagem.

O Espaço (9/10)


Quando entramos, vemos a cozinha aberta à direita e deparamos-nos com uma decoração cheia de lembranças de épocas passadas: livros da escola, fotografias, revistas, cartazes, LP's e até um ZX Spectrum que tantas boas memórias me trouxe. O ex-libris do espaço acaba por ser a roupa interior estendida numa corda a um canto da sala, algo que não é totalmente inovador (já tinha observado este tipo de decoração humorística no famoso Restaurante Maria, no Alandroal), mas que acaba por dar um toque muito engraçado. O ambiente é muito descontraído e a clientela parece ser muito familiar, já que muitas das pessoas que entravam iam cumprimentar os donos e outros clientes. A lareira acesa também deu um toque de conforto ao ponto de nem nos apercebermos de que lá estava. Só não gostei de verificar que havia uma grande televisão ligada num canal desportivo... útil para alguns clientes, mas não para mim.

O Serviço (8/10)


Apenas uma pessoa a atender, mas de uma forma muito honesta, educada e simpática, para não falar da eficiência. Tive sempre um tratamento muito especial, nas várias vezes que lá fui. A ementa chega através de um quadro em ardósia que o empregado transporta e explica de forma sucinta o que me pareceu uma forma original de quebrar o gelo. Olhar para a cozinha e ver a organização e aprumo latente em cada pedido também ajudou a valorizar esta avaliação.

A Ementa (8/10)


A variedade de escolha é relativa, mas nas paredes e na entrada somos convidados a provar os petiscos para só mais tarde percebermos que também existem pratos principais. A lista de petiscos é curiosa, porque atribui nomes carinhosos a cada um, sem revelar de imediato do que se trata. Os Chicos Espertos são Pimentos Padron, os capacetes são Cogumelos recheados com Farinheira, as Lascas são Casca de Batata e tudo isto acrescenta um toque pitoresco à fase da escolha. No entanto, também podemos escolher Moelas, Costeletas, Bitoque, Bacalhau, Iscas e alguns outros produtos tipicamente portugueses. 

A Apresentação (7/10)


Não existem dois pratos iguais, há copos de várias nações e somos servidos em loiça antiga e tradicional portuguesa. Os petiscos chegam com uma apresentação simpática e prática.

A Refeição (7/10)


Quando falamos em petiscos, acabamos por lidar com produtos de que nem todos gostam, por isso é importante escolher bem. 

Pimentos Padron Salteados - bem salgados e saborosos embora eu prefira os maiores.
Queijo no Forno com Oregãos - um festival para o palato, acho que era capaz de fazer uma refeição só com aquele queijo barrado nas tostas e um copo de vinho, mas em outras ocasiões não estava tão perfeito.
As Lascas (cascas de batata) - estavam um pouco gordurosas, mas a maionese de coentros que as acompanhava fazia esquecer esse pormenor. 
Cogumelos com Farinheira (capacetes) - estavam excessivamente condimentados para os estômagos mais frágeis e, por serem apenas dois, dificilmente satisfariam a fome a alguém.
Mexilhões - São dos melhores que já comi.
Farinheira com Ovos - muito bons embora algo gordurosos.
Croquetes de Alheira - não gostei muito e achei algo caro.
Vinho da casa (Ermelinda de Freitas) - qualidade garantida e escorrega muito bem.

O Preço (9/10)


Foi sem dúvida uma agradável surpresa quando percebi que era perfeitamente possível controlar os gastos escolhendo mais ou menos petiscos e gerindo bem as bebidas. Até o preço do vinho e do café se revelou absolutamente honesto. A qualidade dos produtos é indesmentível e o preço acabou por ser uma agradável surpresa para um jantar num espaço tão acolhedor e fora dos roteiros turísticos mais tradicionais da Serra de Sintra.

Preço médio por pessoa: 12€

Informação Extra


Morada: Largo das Casas Novas, Nº1 - Casas Novas - Colares

Animais admitidos: Não

Estado: Nova Gerência e novo nome (Adega Vadia)
Data última visita: Maio 2017 

Sem comentários:

Enviar um comentário