AnuncioTopo

Café Império

Lisboa (Alameda) - Portugal

O melhor bife na frigideira de sempre?

(Decepcionante ..... 5,9/10)

Créditos: Foto de Tripadvisor

Este restaurante tem atravessado a história lisboeta e continua a tentar reinventar-se, mas há sempre qualquer coisa que falha. Visitei-o pela última vez em 1998 e segundo sei já mudou completamente a sua aparência, depois de ter sido encerrado e reaberto em 2006 devido a divergências com os donos do edifício. A aparência actual do restaurante é bem mais entusiasmante do que na altura em que o visitava regularmente.

O Local (7/10)


Foi sempre uma sensação agridoce, porque embora bem localizado no centro de Lisboa e numa das avenidas mais movimentadas, que atravessa diversos bairros típicos, sempre se revelou uma opção complicada para quem se deslocava de carro e se via obrigado a deixar a viatura num dos caros parques ou parquímetros das redondezas.

O Espaço (4/10)


Confesso que sempre achei o espaço estranho, porque o café ocupava parte das antigas instalações do Cinema Império e o serviço era feito nos balcões com vista para uma zona onde se encontrava a plateia, mas que, à data das minhas visitas, não passava de um espaço vazio. Também o facto de dentro do restaurante se encontrar uma papelaria e mesas de café não ajudavam a sentir-me aconchegado, mas agora até esse espaço foi aproveitado. Era muito ruidoso, ao estilo das cervejarias.

O Serviço (3/10)


Outro aspecto que nunca me agradou muito era a rudeza de alguns empregados que largavam as bandejas e os talheres para cima da mesa sem dar grande confiança aos clientes. Só por uma vez me senti bem atendido quando uma rapariga, claramente novata, nos serviu de uma forma bastante gentil, mas de uma maneira geral os empregados eram homens da "velha guarda" sem grandes atenções e simpatias. A comida demorava a chegar... era muito normal esperar 1 hora pelo prato, mas felizmente ia sempre com os meus chefes e não tinha que justificar horários.

A Ementa (6/10)


Só olhei para a ementa no primeiro dia em que fui e para dar uma vista de olhos nas sobremesas, porque o objectivo era sempre pedir o Bife da Vazia com Molho à Império, mas sei que havia também pratos de Bacalhau e outras opções tradicionais. Só tinha olhos e barriga para o bife que vinha numa espécie de frigideira côncava de barro para suportar a quantidade generosa de molho.

A Apresentação (5/10)


Simples, não era uma imagem "gourmet", mas era uma vista apetitosa.

A Refeição (8/10)


Nunca comi um bife com molho tão bom como este, o molho "À Império" tornou-se uma lenda em Lisboa. Um dos entretenimentos à mesa, enquanto esperávamos pela comida, era tentar adivinhar os ingredientes, mas quando os pratos chegavam instalava-se um silêncio quase religioso. Ainda hoje penso neste bife, mesmo sabendo que era uma bomba calórica e de colesterol, mas que se dane! O bife era nota 10 e as batatas fritas, mesmo sem serem perfeitas, ficavam sempre bem, mas não vou dar nota máxima na qualidade da refeição, porque as entradas e as sobremesas não estavam sequer perto da qualidade do bife e do molho, mas também fazem parte da experiência gastronómica. Para além disso, nunca sequer ponderei escolher outro prato, nem conheço ninguém que o tenha feito.

O Preço (5/10)


Caro... tendo em conta os aspectos negativos do ambiente, mas valia a pena! Estava ao nível de outras cervejeiras lisboetas onde o serviço e o conforto eram bem melhores, mas aqui o bife e o molho batia todas as outras aos pontos.

Preço médio por pessoa: 20€

Informação Extra


Morada: Avenida Almirante Reis, 205A - Lisboa

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Novembro 1998

10 comentários:

  1. Quando for a Almada já sei onde almoçar!

    Esse molho deixou-me a pensar que já não vou à Trindade há séculos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é em Almada, mas sim em Lisboa mesmo no cruzamento entre a Av. Almirante Reis e a Alameda D. Afonso Henriques, junto ao metro da Alameda!

      A Trindade é melhor e mais conceituada não só pelo bife, mas olhe que eu consigo gostar mais deste bife. ;) E também já tenho saudades!

      Obrigado pelo seu comentário.

      Eliminar
    2. Pois é, não sei porque é que li Almada... :D
      Almada... Alameda... vou deixar o oftalmologista para o verão!
      Abs.

      Eliminar
  2. Meu sonho é conhecer Lisboa, adorei o perfil do restaurante; quem sabe um dia a gente janta por la!!
    Abços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mari,

      Para provar aquele molho e o bifinho é quando a Mari quiser! ;)

      Espero mesmo que possa vir um dia!

      A aparência foi muito melhorada, não está sequer no top dos restaurantes lisboetas, mas o bife está!

      Obrigado pela sua visita.

      Bjs.

      Eliminar
  3. Olá Pedro.
    Não conheço Lisboa, mas tenho imensa vontade de passar minhas férias este ano por lá.
    Gostei da dica do restaurante confortável e muito majestoso.
    Abraços.
    ClaraSol

    ResponderEliminar
  4. Olá ClaraSol,

    Ainda bem que gostou das dicas. O blog ainda está no início, por isso ainda tem poucos restaurantes de Lisboa, mas conheço muitos mais e se vier mesmo a Lisboa tenho muito gosto em indicar-lhe aqueles que considero mesmo os melhores.

    Este, para mim tem o melhor bife com molho e quanto à decoração, foi renovado e parece estar realmente interessante.

    Muito obrigado pela sua visita. Volte sempre que quiser.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. ola amigo estou aqui pra retribuir sua ajuda lá no dihtt visitei estou comentando e estou lhe seguindo aqui também grande abraço e se puder me siga neste meu novo blog por favor
    e da um curtir na minha pagina do face
    agradeço desde já e sucesso!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ronaldo,

      Obrigado pela sua visita! Seja sempre bem-vindo!

      Abraço.

      Eliminar
  6. esqueci o endereço segue aqui
    http://suadeenutricao.blogspot.com.br

    ResponderEliminar