AnuncioTopo

Restaurante Azeitão (atual Casa Nobre de Azeitão)

Azeitão - Setúbal - Portugal

[Encerrado] Visitei nos primórdios, foi recomendado pelo Guia Michelin e... acabou. 

(Soberbo ..... 8,8/10)

Créditos: Foto de Tripadvisor


Numa visita de cariz profissional à bonita zona de Azeitão, concluí as minhas tarefas mais cedo e decidi procurar um bom restaurante para minha própria recompensa. Naquela zona, tudo parecia excessivamente rústico e obscuro, mas ao passar por uma das praças mais emblemáticas de Vila Nogueira de Azeitão deparei-me com este restaurante. Não hesitei, mesmo percebendo que os preços estavam acima da média... fiquei mesmo por ali. Só mais tarde descobri que no ano seguinte passou a constar do Guia Michelin e só muito tempo depois percebi que já tinha mudado de gerência e de nome pelo menos 2 vezes.

O Local (8/10)


Vila Nogueira de Azeitão tem sentidos de trânsito que nos confundem e nos remetem para áreas onde facilmente perdemos a noção de onde estamos. Já tentei lá voltar só para verificar se o restaurante ainda existia, mas algumas obras impediram-me de passar à porta. Ainda assim, mesmo com um acesso complicado, não deixa de ser uma das praças principais da pequena aldeia com edifícios antigos e com muita história à mistura. Havia estacionamentos improvisados junto aos muros da praça, mas o melhor era mesmo estacionar na rua principal para evitar surpresas.

O Espaço (8/10)


Embora o restaurante pretendesse ser de topo e com escolhas gourmet, a realidade é que a decoração era totalmente desprovida de pretenciosismo, apostando na simplicidade e ruralidade. O interior pintado num amarelo muito comum na região e com utensílios rurais que nem sequer poluíam muito a vista, dos quais se destacava um estranho espantalho, certamente escolhido para colocar em sentido os mais pequenos, de forma a não prejudicar o ambiente. Era um espaço muito confortável e com uma atmosfera bem selectiva. Cá fora, duas ou três mesas permitiam usufruir de uma pequena esplanada para tomar o café ou algum petisco. Eu aproveitei a dica do café, porque a temperatura estava convidativa.

O Serviço (9/10)


Fiquei altamente surpreendido com a elegância do atendimento, onde a simpatia também estava presente fazendo até colocar para trás das costas o tempo acima do normal que levaram a servir o prato principal. A permanente preocupação com o meu bem-estar, a educação o profissionalismo fizeram-me sentir especial, mesmo estando sozinho. Foi efectivamente pena ter esperado um pouco demais pelo prato senão tinham nota máxima nesta categoria, se bem que até neste aspecto foram muito frontais a explicar o atraso.

A Ementa (9/10)


A ementa estava recheada de pratos que apenas pelo nome conseguiam captar a minha atenção. Nas entradas, o famoso queijo de Azeitão estava bem representado, também me chamou a atenção, pelo aspecto, o Tomate Recheado com Camarão embora não seja grande fã de tomate fresco. Dos pratos principais saltavam à vista os Bifes do Lombo em que podíamos escolher o molho entre Roquefort, Moscatel ou Pimenta e também tinha aquele que hoje é o meu prato preferido, mas que na altura ainda não conhecia: o Magret de Pato com Molho de Mel. Nos peixes, as Pataniscas com Arroz de Feijão chamam sempre a atenção, assim com o Bacalhau com Broa e Azeite. Nas sobremesas não podia faltar a Torta de Azeitão. 

A Apresentação (10/10)


A apresentação dos pratos tinha excelente nota artística.

A Refeição (9/10)


Era um restaurante muito orientado para os vinhos, portanto achei indelicado escolher outra coisa que não fosse uma pequena garrafa de vinho branco que combinou muito bem com o prato que escolhi. 

Vinho Branco de Azeitão - excelente acompanhamento da refeição, a casa dava preferência à promoção dos vinhos da região... o que achei muito interessante, embora arriscado.
Caril de Gambas - não costuma ser a minha escolha, mas foi dos melhores que alguma vez comi, embora um pouco picante para o meu gosto.
Mousse de Manga - resultou muito bem para refrescar. 

Muitas pessoas podem discordar dos critérios do Guia Michelin, mas se este lá constava era porque a qualidade estava mesmo acima da média.

O Preço (8/10)


Embora tenha pago mais do que esperava numa saída profissional, senti que a qualidade de que usufruí estava reflectida no preço final. Achei que depois de um trabalho bem feito, merecia uma boa refeição e como naquela altura a crise era ainda uma miragem, não custou nada pagar por aquele serviço de qualidade, embora tenha tido o cuidado de evitar as entradas. Não sei o que terá levado ao encerramento do restaurante, mas não penso que tenha sido pela qualidade ou serviço, já que nestes critérios passavam com distinção.

Preço médio por pessoa: 25€

Informação Extra


Morada: Praça da República, 8 - Vila Nogueira de Azeitão
Website: N/A

Animais admitidos: Não (a considerar na pequena esplanada)

Estado: Encerrado
Data última visita: Março 2003

4 comentários:

  1. Boa noite, Pedro
    Depois de tantas delícias, me deu fome rsrsrs
    Bjs
    Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia,

      Também gostava de lá voltar, mas terei que me contentar com o restaurante que o substituiu que dizem ser muito bom também.

      Obrigado pela visita e seja sempre bem-vinda!

      Eliminar
  2. Olá, Pedro.

    Restaurante decorado com simplicidade com comida de qualidade e gostosa é tudo de bom.

    Abs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Marisa.

      Obrigado pela visita, não há nada que se compare ao simples e bom.

      Seja sempre bem-vinda.

      Eliminar