AnuncioTopo

Restaurante Vindouro

Lamego - Viseu - Portugal

Gastronomia que brilha no escuro...

(Bom ..... 7,9/10)

Créditos: Foto de Tripadvisor


Lamego é daqueles locais de peregrinação que ainda não parece estar preparado para a enchente de turistas que chegam para as romarias e que querem subir a longa escadaria ou apenas visitar o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios. Ao chegar procurei pelos restaurantes referenciados e nem queria acreditar nas filas que as pessoas faziam à porta, mesmo não sendo dia de romaria. A minha terceira hipótese era um restaurante recente, menos típico e possivelmente mais caro, mas que reunia já alguns seguidores e opiniões elogiosas. Feliz escolha!

O Local (7/10)


Pela morada dificilmente chegará lá sem GPS. No entanto, fica surpreendentemente perto do Largo da Sé que serve de ponto de partida para as romarias ao santuário. Pode mesmo arrumar ali o carro, no largo, já que há muitos estacionamentos, embora alguns deles sejam já pagos. Depois é só contornar a Sé de Lamego pela esquerda e estar atento a um pequeno beco onde se esconde o restaurante. A entrada mais parece a de uma pequena superfície comercial abandonada, com umas portas envidraçadas que nada deixam ver para dentro devido à diferença de luminosidade e onde o nome do restaurante não é claramente perceptível.

O Espaço (9/10)


O primeiro impacto não é muito positivo, porque nos deparamos com um ambiente escuro que até nos leva a pensar que o estabelecimento esteja fechado, mas à medida que vamos avançando começamos também a perceber o conceito que joga muito com as luzes aliadas ao preto para dar um ambiente mais intimista e até romântico. A música ambiente também contribui para esse contraste de sensações. Houve uma enorme preocupação em proporcionar uma atmosfera relativamente selectiva através de uma decoração cuidada e de um conforto bem acima da média. Há espaços que complementam a zona de refeições através de sofás, salas recatadas e até um piano, certamente para eventos com música ao vivo.

O Serviço (6/10)


A crise leva a que muitos restaurantes reduzam o número de funcionários ao mínimo, especialmente quando não estamos num dia particularmente atarefado, mas isto tem outros custos de imagem que podem prejudicar a opinião dos clientes. Havia apenas uma pessoa a servir, não revelando particular desembaraço até pela exigência de servir de forma elegante, fazendo os pratos dos clientes na mesa. Tal "souplesse" fazia desesperar os outros clientes que aguardavam pelos pratos, mas disfarçava a demora efectiva que a cozinha parecia ter dificuldades em controlar. Aliás, várias vezes ouvimos o levantar de vozes na cozinha, nomeadamente quando se aperceberam que um dos pratos que pedimos não tinha saído ao mesmo tempo que os outros.

A Ementa (10/10)


É uma ementa que pretende dar um ar de "nouvelle cuisine", com opções interessantes para vários paladares e até alguma preocupação com as crianças através de um menu infantil para escolher entre Pizza e Bitoque. As entradas incluíam sabores tão diversos como Salada de Polvo, Carpaccio de Novilho ou Camarão Tigre Cozido. Os pratos principais tentavam abranger o máximo de peixes ou animais marinhos como o Bacalhau, o Robalo, o Polvo, o Salmão e a Pescada, mas também carnes diversas como o Pato, o Cabrito, a Vitela, o Porco ou a Alheira de Caça. Esta variedade está também reforçada por uma enorme diversidade de acompanhamentos bem escolhidos e até risottos. A lista não é extensa, mas oferece grandes possibilidades de escolha. Quanto ás sobremesas, podia escolher entre Tiramisú, Pannacotta, Quente e Frio (que demora 15 minutos a chegar) ou até uma Tarte de Maçã Reineta. Há sempre uma alternativa inclinada para a cozinha italiana, mas vejo-me "obrigado" a voltar a dar nota máxima neste critério.

A Apresentação (10/10)


A apresentação está ao nível dos restaurantes de topo, feita e servida de forma muito elegante.

A Refeição (8/10)


Fazendo jus ao tema, as doses eram pequenas e não permitiam partilhar entre duas pessoas, mas curiosamente, depois de consumidas, eram surpreendentemente satisfatórias não deixando ninguém com fome. 

Tapenade de Azeitona e Azeites Aromáticos - entradas ao estilo "couvert"para abrir o apetite... e fica sempre bem. 
Risotto de Tomate Seco com Magret de Pato - não estava ainda no ponto, mas não deixou de satisfazer.
Bife do Lombo com Pimentas - estava bom, embora sem deslumbrar.
Trilogia de Gelados - vinha bem servido e gostoso.
Capuccino - (não confundir com bebida láctea) era um creme de moka com gelado de chocolate e espuma de baunilha que era tão doce que se tornou algo enjoativo.

O Preço (7/10)


Inicialmente, pensei que ia pagar uma enormidade só pela decoração e pelo tipo de cozinha. Depois de comer a minha preocupação agudizou-se já que a qualidade também estava bem acima da média, mas quando chegou a conta, embora bem mais cara que a maior parte dos restaurantes da região, não me causou nenhuma indigestão e até considerei relativamente justa.

Preço médio por pessoa: 22€

Informação Extra


Morada: Rua Macário de Castro, 39 - Lamego

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Agosto 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário