AnuncioTopo

Restaurante Típico Dom Roberto

Gimonde - Bragança - Portugal

Uma pérola em Bragança. Típico! Até demais...

(Bom ..... 7,6/10)

Créditos: Foto de Boa Cama Boa Mesa - O Expresso


Visitar Bragança é conhecer outra realidade do país, uma realidade rural e em que a natureza faz parte do menu. À saída de Bragança e mesmo ás portas do Parque Natural de Montesinho encontramos um local onde se conseguiu reunir alojamento, restaurante e loja de produtos regionais num só espaço com nota alta de qualidade em todas elas. Mais tarde, descobri que quase todos os que visitam Bragança encaram como paragem obrigatória este local que se revela um ex-libris da gastronomia regional.

O Local (8/10)


Não há dúvida que para os amantes da natureza estamos perante uma localização extraordinária, longe da confusão citadina, perto do parque natural e com uma paisagem desafogada e verdejante, inclusivamente permitindo ver o bonito e selvagem Rio Sabor nas imediações que apela a um pequeno passeio para abrir o apetite ou para ajudar à digestão. Isolado em plena EN 218, na localidade de Gimonde, acessível pela saída nascente de Bragança a caminho do Parque Natural de Montesinho ou pela saída nascente da IP4, acaba por proporcionar um agradável passeio, embora os acessos não sejam de grande qualidade. Tem lugar privativo para estacionar o automóvel, pena é que tenha de ser num espaço de terra batida.

O Espaço (7/10)


Há aqui uma grande subjectividade na avaliação deste critério, porque tudo depende dos gostos pessoais. Estamos a falar de um restaurante típico e acolhedor onde certas coisas são levadas ao extremo como a existência de uma lareira acesa nos dias mais frios, tectos de madeira e numa das salas existem até presuntos pendurados nas paredes juntamente com a decoração baseada em utensílios agrícolas. O cheiro a enchidos (especialmente a presunto) é inevitável, o que pode causar estranheza aos que não apreciam, mas também pode despertar o apetite aos apreciadores. Podia ser um pouco mais confortável no capítulo das cadeiras e mesas que são algo rústicas, mas o ambiente é tranquilo e até romântico se esquecermos os odores.

O Serviço (4/10)


O grande problema destes empreendimentos que englobam vários serviços e que estão localizados em locais menos turísticos é que os empregados acabam por ser "pau para toda a obra", ou seja, não estão só ali a atender os clientes no restaurante, pois também dão uma ajuda na loja e na estalagem, especialmente em época baixa. Tal situação provocou largas ausências da empregada e tive que me levantar duas vezes para procurar ajuda para alguma coisa. Foi pena que isto tivesse acontecido, porque a empregada até se revelou simpática e prestável, mesmo não tendo demonstrado grande conhecimento sobre os complexos pratos que estavam na ementa. Por outro lado, esperámos demasiado tempo pela comida e as bebidas que tínhamos pedido bem frescas, chegaram quase naturais.

A Ementa (10/10)


Não há dúvida que estamos perante uma ementa riquíssima e muito bem elaborada com uma diversidade de se lhe tirar o chapéu. Para entrada pode escolher todo o tipo de enchidos que imaginar desde o presunto ao salpicão, chouriça ou morcela. Também há uma boa variedade de queijos regionais. Até nas sopas há muito por onde escolher entre o galardoado Caldo de Cascas, a Sopa de Cozido e outras interessantes alternativas. No pratos principais, embora haja uma ou outra escolha de peixe, é nas carnes que residem as especialidades. No que diz respeito ás sobremesas, sendo as compotas também comercializadas na loja acabam por ajudar na confecção de algumas combinações agradáveis.

A Apresentação (8/10)


A apresentação dos pratos é cuidada, mas sem exagerar.

A Refeição (9/10)


As doses eram tão grandes que não foi possível comer tudo, não obstante a boa qualidade da comida. Confesso que foi um desperdício verificar que podíamos ter pedido um prato para duas pessoas e assim ter poupado bastante, mas também admito que o facto de termos chegado já no fim da hora convencionada para servir refeições, nos conferiu uma vontade de comer acima do normal. 

Salpicão de Vinhais - saboroso e picante.
Lombinhos com Castanhas - delicioso e cozinhado no ponto.
Javali com Vinho do Porto - uma pequena maravilha (apeteceu mesmo pegar num tupperware e levar os restos para casa).
Pudim de Castanhas - já não o consegui apreciar na sua plenitude, por já não ter apetite, mas não se destacava.

O Preço (7/10)


Quando falo em qualidade não estou apenas a falar da qualidade da refeição, mas sim de toda a experiência. Se fosse só pela comida, o preço estaria fantástico, mas no conjunto de experiências senti que paguei mais do que era aceitável. Claramente, bastaria terem estado mais presentes na sala para esta nota ser bem superior. Poderia ser ainda melhor se me tivessem esclarecido que um prato dava para duas pessoas. Quem sabe se na minha próxima visita não posso corrigir este critério?

Preço médio por pessoa: 17€

Informação Extra


Morada: Rua Coronel Álvaro Cepeda, 1 - Gimonde

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Agosto 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário