AnuncioTopo

Restaurante Alengarve

Mértola - Beja - Portugal

Simples e simpático como o Alentejo. 

(Razoável ..... 6,9/10)

Créditos: Foto de Boa Cama Boa Mesa - O Expresso


Antes da construção da A2 que liga Lisboa ao Algarve, Mértola estava posicionada num dos caminhos mais utilizados para quem se deslocava para o interior do Algarve (sotavento algarvio). Agora, voltou a estar no mapa para quem quer fugir ás portagens, porque as habituais estradas sinuosas e perigosas foram substituídas por uma via rápida com paisagens apetecíveis e típicas do interior alentejano. Estive aqui várias ocasiões e com companhias diferentes, mas o posicionamento prático deste restaurante acabou sempre por influenciar a minha decisão, em vez de me embrenhar pelas apertadas ruas da vila de Mértola.

O Local (8/10)


Situado estrategicamente à entrada da Vila, está posicionado numa zona repleta de estacionamentos gratuitos e amplos que contrastam com o centro de Mértola, onde as ruas apertadas e estacionamentos inexistentes costumam assustar os turistas, especialmente se estiverem apenas de passagem. Aqui ainda não se vive o ambiente típico e pitoresco desta simbólica vila alentejana, mas não deixa de ser um belo ponto de partida. A primeira coisa que salta à vista é a convidativa esplanada que no dias mais frios pode ficar coberta por toldos, mas que no verão atrai para uma refeição ao "ar livre".

O Espaço (6/10)


Existem dois espaços distintos: a esplanada e a sala. A esplanada revela-se pequena e apertada para tantas solicitações e não se pode dizer que seja muito confortável devido à configuração e qualidade das mesas e cadeiras. A sala interior tem uma decoração excessivamente simples e fria, embora o conforto da qualidade das cadeiras seja uma vantagem em relação à esplanada. Nos dias de calor, somos levados a pensar que a esplanada é a melhor solução, mas o ar condicionado no interior acaba por ser uma solução bem melhor, mesmo sem evitar o excessivo cheiro a comida. O ambiente é familiar, embora muito agitado quando as pessoas estão à espera de mesa ocupando um espaço de passagem.

O Serviço (6/10)


Claramente, não me parece que a estrutura humana esteja adequada ao número de lugares que que o espaço proporciona, mas ao longo do tempo esta situação tem vindo a melhorar. Fomos bem atendidos por pessoas simpáticas, mas a comida demora demasiado tempo a chegar e qualquer pedido adicional de bebidas, pão ou alguma exigência particular em relação a algum dos pratos arriscam-se a cair no esquecimento... e aconteceu várias vezes, não só connosco como também com alguns vizinhos das mesas adjacentes. Ficou também uma estranha sensação de que o atendimento não é bem por ordem de chegada, mas sim por ordem de "esperteza" dos clientes e a distribuição das pessoas pelas mesas disponíveis nem sempre é feita da forma mais lógica, o que provoca algum mau estar em quem tem que esperar por mesa. No fim, um toque de simpatia com a oferta de um copinho de Licor de Poejo (aqui conquistaram a minha atenção - ofereçam-me licores que eu gosto).


A Ementa (6/10)


A ementa tem o propósito de apresentar uma variedade de pratos entre a gastronomia algarvia e alentejana e, tenho que admitir que as opções são apetecíveis. Curiosamente, as entradas são bem fraquinhas, não passando das azeitonas, manteiga e por ventura algum queijo alentejano. No entanto, na lista de pratos principais há muito por onde escolher. As sobremesas voltam a perder a orientação temática e focalizam-se nas sobremesas tradicionais como o Pudim Flan, o Doce da Avó, a Mousse de Chocolate e pouco mais. Também aqui se faz a Lampreia quando é época dela.


A Apresentação (7/10)


No que diz respeito à apresentação, existe alguma preocupação em dar um toque especial a cada prato, especialmente os mais típicos, mas não se pode dizer que seja uma prioridade para o serviço.

A Refeição (7/10)


Senti sempre que a comida tinha uma qualidade bem satisfatória para todos os gostos. Como entrada, nunca passámos do pão com manteiga e de um queijo regional que nunca se revelou nada de extraordinário.

Gaspacho - para os apreciadores, até podia servir de refeição inteira devido ás doses bem generosas que nos apresentaram, embora o sabor não se aproximasse dos melhores que já provei.
Cozido de Grão - estava delicioso e bem picante, ou seja, mais convidativo para o inverno.
Carne de Alguidar - dose generosa e carnes tenras e saborosas. 
Javali Estufado - muito bem confeccionado, é a minha escolha mais regular. 
Bifes Grelhados - para as crianças, que foram bem aceites e estavam suculentos.
Mousse de Chocolate - vulgar e um pouco artificial.
Doce da Casa - doce, mas pouco mais a dizer.

O Preço (9/10)


Está aqui o ponto forte deste restaurante, porque é perfeitamente possível fazer uma refeição barata jogando com as doses muito bem servidas de cada prato. Isto aliado a uma qualidade da comida acima da média, proporciona uma combinação muito convincente e que faz esquecer os problemas evidentes no serviço.

Preço médio por pessoa: 10€

Informação Extra


Morada: Avenida Aureliano Mira Fernandes, 20 - Mértola

Animais admitidos: Sim (a considerar na esplanada)

Estado: Activo
Data última visita: Agosto 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário