AnuncioTopo

Don Calzone Ristorante Pizzeria (agora Cooperativa Aldea)

Janas - Sintra - Lisboa - Portugal

[Encerrado] Merecia mais clientela e mais divulgação.

(Bom ..... 7,8/10)

Créditos: Foto de Mygon

Um passeio às praias e à serra de Sintra sabe sempre bem, porque é possível conjugar vários gostos. No entanto, é por demais evidente que a época áurea desta região já lá vai, pois as multidões e filas de outrora deram lugar a uma mais pacata forma de passar férias ou fim de semana. Esta região passou a ser mais procurada para passeios de um dia do que para férias prolongadas. Por um lado é bom não estar sempre em filas e confusões, mas para o comércio local é estranguladora a falta de clientes. Num dia de verão com clima "farrusco" ainda se nota mais a crise, mas tinha boas informações sobre este restaurante que ficava numa zona onde planeava passar, por isso decidi experimentar. Entretanto encerrou e deu lugar a uma cooperativa de produtos regionais, que se transformou também em restaurante.

O Local (6/10)


Janas não é propriamente um local turístico. Não está na serra nem na praia, mas sim numa planície entre os dois e nem sequer é ponto de passagem obrigatória para quem passeia por aquelas bandas. Há vários acessos que vão dar ao largo onde se encontram mais alguns restaurantes. Existem alguns lugares de estacionamento suficientes para a reduzida afluência de pessoas, mas se fosse um grupo grande já teria que se distribuir por algumas ruelas circundantes. É uma zona tranquila e simpática, mas não particularmente bonita.

O Espaço (8/10)


Nota-se uma preocupação em proporcionar conforto aos clientes através de uma decoração simples, mas com bom gosto onde os amarelos torrados das paredes se fundem com as vigas de madeira escura do tecto. Ficámos junto à janela, com vista para uma pequena esplanada e para a rua, mas a vista nada acrescenta à experiência. O ambiente é calmo e até romântico com música jazz em fundo e velas a decorar as mesas. Foi possível conversar em tom de sussurro, porque o restaurante estava praticamente vazio e assim se manteve até sairmos.

O Serviço (7/10)


Foi perceptível, pela existência de apenas um empregado de mesa, que já antecipavam pouca clientela... mas a primeira imagem que ficou foi a recepção calorosa, simpática e enérgica daquela que depreendi ser a responsável ou até dona do restaurante, que nitidamente também coloca literalmente "as mãos na massa" na cozinha. Depois, todo o serviço foi feito por um jovem empregado também simpático, mas menos enérgico ou caloroso. Todo o serviço foi rápido e eficiente, embora também não houvesse muito que enganar já que optámos por uma campanha que estava em vigor naquele dia. 

A Ementa (9/10)


A casa é conhecida especialmente pelas suas pizzas, mas também existem pastas ou saladas. Debruçando-me sobre as pizzas, fiquei surpreendido com algumas combinações e achei que são até originais na denominação que escolheram para cada uma, embora por vezes seja difícil encontrar relação entre o nome e os ingredientes. Existem ingredientes para todos os gostos e não encontramos repetições aborrecidas apenas com a mudança de um ou outro produto. As tradicionais Bruschettas e os Carpaccios estão presentes nas entradas, assim como o Tiramisú, os Profiteroles e a Panna Cotta não podiam faltar nas sobremesas.

A Apresentação (7/10)


A apresentação é simples e sem grandes alaridos, mas agradável, como é suposto ser a cozinha italiana.

A Refeição (8/10)


Fizemos refeições completas que estavam disponíveis na campanha.

Bruschetta Simples - não sendo fora do comum, revelou um bom pão e uma boa conjugação de sabores. 
Pizza Bella Sintra (com ananás, banana, frango, natas, tomate e orégãos) - tinha um sabor fresco e veraneante.
Pizza Delizia delle Donne (com tomate, mozzarella, ricotta, nozes, passas, mel e parmesão) - onde se destacava o resultado adocicado que fez com que a opção de partilhar tivesse resultado muito bem.
Panna Cotta com frutos silvestres - estava um pouco doce demais, mas não me importei nada.

As doses (de pizza) são enormes e pode-se perfeitamente pedir uma pizza para duas pessoas complementando depois com uma entrada ou uma sobremesa.

O Preço (8/10)


É perfeitamente possível fazer uma refeição económica dividindo uma pizza para duas pessoas, o que pode reduzir os preços para pouco mais de metade dos valores que apresento abaixo. Gosto particularmente de restaurantes que me permitem este exercício conforme o número de pessoas e o tipo de pessoas que estão presentes. Sobrou pizza e foi possível trazer uma caixa sem custos adicionais, algo que valoriza ainda mais este critério. Muito interessante no geral, só é pena não estar mais divulgado.

Preço médio por pessoa: 13€

Informação Extra


Morada: Largo Visconde D'Asseca, 6 - Janas - Sintra
Website: N/A

Animais admitidos: A confirmar (na pequena esplanada)

Estado: Encerrado
Data última visita: Agosto 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário