AnuncioTopo

Restaurace U Ceských Pánu

Praga - República Checa

Simulação de um ambiente medieval levado a sério.

(Agradável ..... 7,4/10)

Créditos: Foto de Tripadvisor


Quando estive em Praga já tinha sido avisado em relação aos dois problemas de que os turistas mais se queixavam: da rudeza dos nativos e dos preços exagerados da comida. Fiz o meu trabalho de casa para poder procurar os melhores preços no centro de Praga, mas quanto à rudeza... precisava de alguma dose de sorte. Nunca tinha comido as iguarias checas e não queria sair de lá sem experimentar um restaurante tipicamente checo e com comida tradicional. Uma pesquisa detalhada levou-me a escolher o U Ceských Pánu que para além de tradicional propunha também um ambiente medieval que me entusiasmou.

O Local (5/10)


Fica na esquina com a mais conhecida Vodickova e a escassos 200 metros da enorme Vacklavské Namesti (Praça Venceslau). Não é das ruas mais bonitas, nem das mais pitorescas de Praga, mas é uma zona muito povoada de comércio, onde os turistas fazem algumas compras. Fui a pé, porque o hotel ficava a cerca de 500 metros, mas pareceu-me ser uma zona onde era difícil estacionar, embora muito bem servida de transportes públicos (metro e autocarro). A entrada dá logo a entender o ambiente que se pode encontrar lá em baixo e provoca sensações paradoxais entre a estranheza e a surpresa. Descemos para as catacumbas e duvidamos, por momentos, se estamos mesmo a entrar num restaurante. Havia um cheiro desagradável na escadaria que me fez pensar em desistir, mas felizmente era só mesmo naquele troço.

O Espaço (9/10)


Quando chegamos à sala de refeições deparamos-nos com uma decoração arrojada e medieval, onde se podem ver armaduras inteiras, armas da época e até alguns quadros alusivos a esse período. A iluminação também ajuda a criar um ambiente agradável em combinação com as cores da pedra interior e os tons quentes da decoração entre o vermelho escuro e o amarelo. É uma cave, totalmente interior e desprovida de qualquer iluminação natural, mas é isso mesmo que lhe confere muito do encanto. Embora simule um ambiente medieval, é muito confortável, sossegado e bem frequentado por turistas e locais.

O Serviço (4/10)


A questão da rudeza checa é algo que se aplica mais aos habitantes mais idosos ou de meia-idade ainda menos habituados à convivência com estrangeiros. No entanto aqui os empregados são de uma geração mais aberta, mas que ainda necessita de alguma formação em hospitalidade e simpatia. Fomos atendidos por um jovem esforçado, mas que não sabia falar inglês e depois lá veio uma rapariga que tinha algumas noções de inglês, mas menos noções de simpatia (porém nada que se compare a verdadeiras faltas de educação com que fui presenteado em alguns monumentos da cidade). Demoraram muito tempo a atender o nosso pedido, mostraram pouca paciência em explicar o que era o prato e depois também foi um martírio para pagar. Porém, verdade seja dita que a simpatia da rapariga se revelou quando nos trouxe os pratos e especialmente quando lhe disse que um deles estava muito bom.

A Ementa (9/10)


A ementa é extraordinariamente variada e permite escolher entre a cozinha internacional e a cozinha checa. As traduções em inglês faziam perder certamente alguma da lógica na descrição dos pratos, mas ainda assim era perceptível. Na ementa havia, inclusivamente, uma variante de petiscos com cerveja que também podia ser interpretada como entrada. A maior parte das entradas eram baseadas em queijos e salsichas. Nas versões internacionais de pratos principais havia saladas, massas, grelhados de frango e porco e algumas especialidades como o Ragout ou o Tzatziki. As especialidades checas incluíam naturalmente os tradicionais Dumplings (de pão ou batata) feitos de formas diversas e que acompanham quase todas as refeições locais onde a carne é rainha, seja coelho, porco, pato ou vaca. Quanto a sobremesas a lista era mínima e já não tínhamos vontade de comer Strudel ou Crepes. Os preços dos acompanhamentos vinham à parte e confundiam um pouco os mais distraídos. 

A Apresentação (9/10)


É notável o esforço para replicar uma refeição medieval, utilizando inclusivamente recipientes rústicos e antiquados onde a comida vem com uma apresentação bem cuidada e atractiva.

A Refeição (8/10)


Como queríamos gastar o mínimo, pedimos uma entrada para dividir e depois os pratos principais.

Queijo de Cabra Cozido com Nozes e Mel - soube a pouco, porque coube apenas uma pequena porção a cada um. 
Peito de Frango Grelhado com Manteiga de Ervas - estava simples e sóbrio.
Goulash ao Estilo de Praga Antiga e Dumplings de Pão - estava excelente, embora houvesse ali uma erva ou especiaria qualquer que teimava em chocar com o meu paladar.

O Preço (9/10)


Os avisos de refeições excessivamente caras em Praga, fez com que jantar neste restaurante quase parecesse um petisco. Estamos a falar de metade dos preços que me tinham dito que iria pagar por uma refeição no centro de Praga. Embora não seja uma localização perfeita junto ao Rio Vltava (Rio Moldava) ou na zona boémia do castelo, nem sequer no centro monumental de Stare Mesto (Cidade Velha), não deixa de ser muito bem localizado para outros passeios e suficientemente perto dos locais anteriores para valer a pena um pequeno desvio. Tem muita variedade e qualidade num espaço surpreendente.

Preço médio por pessoa: 15€

Informação Extra


Morada: Skolská, 38 - Praga

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Setembro 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário