AnuncioTopo

Restaurante Casa da Igreja

Cacela Velha - Vila Real de Santo António - Faro - Portugal

Uma tasca de verão à portuguesa.

(Mediano ..... 6,4/10)

Créditos: Foto de Lifecooler

Quando o verão é mesmo quente, nem sempre apetece uma refeição completa nem complexa, especialmente ao jantar. O petisco de fim de tarde é uma coisa muito portuguesa, especialmente quando o ambiente é propício e suficientemente relaxado. Felizmente, existem estas alternativas que satisfazem muita gente, embora possam não agradar aos mais exigentes. Este espaço tornou-se num ponto de paragem obrigatória para quem gosta de petiscos e ambiente informal quando visita o Algarve. Devido à sua configuração e localização só abre no verão e nos períodos adjacentes em que o bom tempo persista.

O Local (7/10)


Cacela Velha é uma pequena localidade piscatória, rodeada de excelentes praias, mas não propriamente em frente à localidade já que é zona protegida. É pitoresca e encontra-se dentro de muralhas, algo pouco frequente na costa algarvia. Há quem entre com o carro pelas ruelas apertadas, mas o mais simples é deixá-lo no parque exterior e percorrer o resto a pé. O passeio é curto, porque é uma terra pequena, mas mesmo havendo restaurantes com melhor localização e conforto, as pessoas vão essencialmente à procura deste estabelecimento. A localização é excelente, mas a primeira imagem que fica é a de um espaço que em nada se parece com um restaurante, mas sim uma taberna com umas mesas mal amanhadas cá fora. Não se identifica sequer o nome do restaurante!

O Espaço (3/10)


Tudo se resume a meia-dúzia de mesas cá fora, sem chapéus de sol, sem toldo e sem proteção para o vento. Lá dentro, um grande balcão onde se fazem os pedidos e nenhum espaço para refeições. O conforto é mínimo, porque são mesas toscas e frágeis com bancos corridos e instáveis, a decoração é nenhuma, porque só podemos estar cá fora, mas o ambiente torna-se agradável desde que não esteja muito vento. Há sempre um certo encanto em fazer uma refeição ao ar livre e depois fica ali muito espaço para as crianças correrem e brincarem sempre à vista da família.

O Serviço (4/10)


É pena que um espaço tão típico como este não tenha um serviço um pouco mais eficiente. Verdade seja dita que é tudo feito na hora e que não deve ser fácil lidar com as pessoas que chegam um pouco mais tarde e ficam ali especadas, à porta, na esperança que algum dos comensais decida ir embora mais cedo. Ainda assim o serviço ás mesas é de fraca qualidade, demorado e por vezes com enganos difíceis de aceitar. Pior é constatar que muitas vezes não têm sequer todos os itens da lista habitual ou esgotam logo com os primeiros clientes. Só funciona à tarde, possivelmente para evitar o pino do calor, portanto há poucas desculpas para não funcionar bem ao fim da tarde.

A Ementa (5/10)


As opções incluem mariscos que vão desde as conquilhas ao camarão, passando pelas ostras e as ameijoas. Há também bom pão, queijo e presunto, mas quanto a opções de bebidas está muito limitado e não tem sobremesas.

A Apresentação (5/10)


A apresentação é simples e grosseira, chegando a comida muitas vezes nos recipientes onde foi cozinhada, especialmente o chouriço que é assado no exterior.

A Refeição (9/10)


Era aqui que eu queria chegar, depois de tantos aspectos negativos nos critérios anteriores. A comida é sempre excelente e com produtos de qualidade, provei tudo o que havia para provar e não me lembro de ficar insatisfeito com nada... só tenho pena que não haja um pouco mais de variedade. O meu preferido é o chouriço, mas as ameijoas também são divinais.

O Preço (6/10)


Juntamos Algarve com verão e o resultado sai sempre inflacionado, mas se olharmos individualmente para cada petisco até não parece caro. O problema é que é difícil controlar as despesas à medida que vamos pedindo mais coisas, especialmente quando o grupo é grande. Uma das vezes que fui tive uma surpresa desagradável com o preço final, mas numa outra já consegui limitar os estragos na carteira.

Preço médio por pessoa: 15€

Informação Extra


Morada: Rua de Cacela Velha, 2 - Cacela Velha
Website: N/A

Animais admitidos: Sim

Estado: Activo
Data última visita: Junho 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário