AnuncioTopo

Restaurante Afonsos

Miraflores - Oeiras - Lisboa - Portugal

[Encerrado] Classe escondida, com preço saído da casca.

(Excelente ..... 8,1/10)

Créditos - Foto de Pedro Silva (OpinaRestaurantes)

Por vezes procuramos um restaurante longe de casa para fugir à rotina, mas muitas vezes há soluções bem próximas que também nos conduzem para outras experiências gastronómicas, como foi o caso do Restaurante Afonsos. Já tinha lá passado uns anos antes, mas o nome do restaurante era outro, embora relativamente parecido "Antonius". Como agravante trabalhei a escassos 50 metros e tinha sempre a estranha sensação de que o restaurante não estava aberto, devido ao seu posicionamento e à tentativa de impedir que os transeuntes olhassem lá para dentro. De qualquer modo, tinha ouvido boas criticas e que era até bem frequentado, algo que confirmei imediatamente quando reconheci um conhecido jornalista a jantar com a sua família. Entretanto, voltou a fechar.

O Local (6/10)


A localização e acessos têm vindo a melhorar, fruto dos esforços enveredados pela autarquia em dinamizar aquele espaço que há uns anos atrás era apenas um pólo empresarial de entrada e saída, onde o trânsito era caótico. Também a construção de um agradável parque de lazer mesmo em frente, valorizou a zona. Agora há saídas em todas as direções, seja para Alfragide, IC17 ou para o centro de Algés ou Linda-a-Velha. No entanto, estacionar na avenida principal continua a ser complicado e obriga a muita insistência, sendo que na maior parte dos casos só encontramos lugares pagos, embora também os existam gratuitos em algumas pracetas e à volta do parque. O seu posicionamento não é dos mais bonitos, até porque a entrada não está orientada para a avenida principal, mas a proximidade com o posto da polícia e com a Clínica Dr. Chaves ajuda a fixar mais facilmente a sua localização.

O Espaço (10/10)


Rapidamente percebemos que se trata de um restaurante que aponta para uma clientela mais selectiva, porque a decoração transmite logo uma sensação de bom gosto e classe que obrigatoriamente terá de ser reflectida no preço. As paredes de tom neutro, salpicadas com alguns recantos cor-de-vinho, as cadeiras altas de palhinha entrelaçada, os candeeiros decorativos ao estilo "bistro" e o chão de madeira envernizada, proporcionam um ambiente calmo e relaxante com um certo contraste entre o frio e o quente, mesmo mantendo uma certa simplicidade. Conseguimos conversar sem levantar a voz e até as crianças se sentem compelidas a ter um comportamento mais cuidadoso por sentirem o peso da qualidade da decoração.

O Serviço (7/10)


Senti que houve aqui dois momentos distintos: o antes e o depois da chegada do gerente. Antes de o gerente chegar, tudo se desenrolou de forma lenta como se estivessem a ganhar tempo e passavam largos períodos até voltarmos a encontrar o empregado. Quando o gerente chegou, não só dinamizou e acelerou todo o processo como aumentou a proximidade com os clientes, fazendo a sua própria apresentação e dotando o restaurante de um verdadeiro relações públicas. A partir daqui, a experiência tornou-se bem diferente, o que nos deixou a pensar se eventualmente os empregados estariam mesmo a ganhar tempo para que chegasse o gerente com algum utensílio ou ingrediente que estaria em falta, já que chegámos pouco depois da abertura da cozinha, independentemente de terem sido sempre muito simpáticos e atenciosos em todo o processo.

A Ementa (9/10)


A ementa tem algum charme e apela a alguns sabores mais escondidos da tradição portuguesa com alguma criatividade à mistura. As entradas são apelativas e caras, como a Perdiz de Escabeche e o Patê de Fígado de Aves. Nos pratos principais, estão representadas as carnes alentejanas como as Bochechas, o Lombo ou as Presas de Porco Preto, mas também alguma caça com preços proibitivos, resvalando ainda para alguns mais internacionais. Na categoria dos peixes temos versões bem imaginativas. Ao almoço, existem menus com outras alternativas, mas como fui jantar... não as posso avaliar. As sobremesas viram-se definitivamente para o Alentejo. 

A Apresentação (9/10)


A apresentação dos pratos é cuidada, mas sem chegar ao ponto da nouvelle cuisine.

A Refeição (9/10)


Ficámos um pouco assustados com os preços das entradas, mas como se tratava de um aniversário intimo avançámos!

Camarões ao Alhinho - estavam deliciosos e até inovadores, mas souberam a pouco.
Bochechas de Porco Preto Estufadas em Vinho Tinto - muito bem servidas e tenrinhas ao ponto de se desfazerem na boca.
Picanha Fatiada - era de alta qualidade e estava no ponto, embora nem todos os acompanhamentos tenham estado à altura da proteína principal.
Sobremesa "Pão com Manteiga" - mais não é que uma espécie gourmet de Fatias Douradas, mas que passou no teste.
Mousse de Chocolate Gelada - teve um impacto diferente em cada pessoa, porque os grandes apreciadores de Mousse de Chocolate dificilmente aprovam esta, ao contrário daqueles que só querem experimentar coisas novas e gostosas... como eu.

O Preço (4/10)


Aqui é que reside o grande problema, porque os pratos principais "atiram-se" logo para preços bem elevados, fazendo com que as pessoas tentem cortar nas entradas e sobremesas que também estão bem acima da média. Posso dizer que a qualidade justifica um preço mais elevado, mas quando a conta chegou receei ter uma indigestão até porque também escolhi vinho quase sem olhar ao preço (quase...).

Preço médio por pessoa: 27€

Informação Extra


Morada: Avenida General Humberto Delgado 67 - Miraflores
Website: N/A

Animais admitidos: Não

Estado: Encerrado
Data última visita: Março 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário