AnuncioTopo

Restaurante Pizarro

Trujillo - Cáceres - Espanha

[Encerrado] Localização de excelência não chega para tudo. 

(Razoável ..... 6,8/10)

Créditos: Foto de Pedro Silva (OpinaRestaurantes)


Numa viagem à extremadura espanhola, descobri a pequena cidade de Trujillo que me encantou pelas suas ruas pitorescas, pela sua praça principal desafogada e grandiosa, pelo ambiente agradável e por um conjunto de monumentos impressionantes. Tinha procurado os melhores restaurantes, mas infelizmente um deles estava fechado e outro estava cheio e só aceitava reservas, portanto tivemos que escolher em função da localização e do aspecto (este é um critério errado de escolha, mas muitas vezes é o único que está disponível).

O Local (8/10)


Situado em plena Plaza Mayor, no centro da localidade e posicionado no edifício mais fotografado mesmo junto à estátua de Francisco Pizarro (explorador espanhol do século XV, conhecido pela conquista do Perú na América do Sul), tem uma vista privilegiada sobre a praça já que o restaurante se encontra no primeiro andar ao qual se acede através de uma apertada escadaria interior. Os turistas são convidados a deixar o carro em parques à entrada do centro histórico que fica a uns bons 500 metros, mas quem for mais conhecedor ou aventureiro, pode arriscar-se a procurar um lugar na praça (que permite estacionar em certos horários) ou em alguns largos próximos correndo o risco de dar muitas voltas em ruelas estreitas sem encontrar lugares.


O Espaço (7/10)


É uma decoração absolutamente clássica, com móveis escuros, espelhos e molduras de prémios obtidos em concursos gastronómicos, cadeiras confortáveis e ambiente sossegado. Embora seja confortável e com bom ambiente, a decoração pareceu-me algo ultrapassada. Ficámos um pouco desconfiados quando percebemos que estava praticamente vazio, depois de termos visto alguns completamente a abarrotar na mesma praça, mas tentámos explicar com o facto de ser um restaurante mais caro e turístico com menor procura por parte dos locais, excepto para algum almoço de negócios.

O Serviço (7/10)


O atendimento é muito elegante, senti até que íamos mal vestidos para a ocasião já que levávamos roupa de caminhada. Claro está que a elegância tem custos não só económicos como de tempo e acabámos por notar uma certa lentidão no serviço, especialmente a demora em trazer a refeição. O empregado, embora muitas vezes ausente, demonstrou grande simpatia e boa vontade quando percebeu que éramos portugueses e necessitávamos de alguma ajuda para perceber certas especificidades da cozinha local.

A Ementa (6/10)


Fiquei com a estranha sensação de que a ementa era curta, porque muitos dos pratos eram parecidos e proporcionavam alternativas reduzidas... a escolha foi difícil. As entradas incluíam Migas, Batatas da Extremadura, Enchidos e Sopas variadas da qual se destacava o tradicional Gazpacho. Quanto a pratos principais, havia muitas carnes, estufados e guisados onde o borrego era o principal ingrediente, por isso não terá sido muito do nosso agrado já que não é claramente a nossa primeira escolha quando vamos comer fora de casa. A especialidade da casa era a Galinha Trufada, mas quando vimos o preço e percebemos que era servida fria, acabámos por perder o entusiasmo, assim com a Perdiz Estufada padecia do problema do preço. A lista das sobremesas não era muito forte, mas ainda assim não faltava um doce regional que descobrimos nesta viagem: a Técula Mécula, originária de Olivença (terra fronteiriça espanhola, mas que muitos reclamam ser portuguesa por razões históricas).

A Apresentação (8/10)


Não tenho criticas a fazer quanto à apresentação, já que era elegante e agradável, mas sem deslumbrar.

A Refeição (7/10)


Não ficámos decepcionados com a comida. No geral, a comida parecia boa e com produtos de qualidade, embora também não tenha excedido a nossa expectativa. 

Migas extremeñas - de entrada eram boas e quase serviam de refeição principal.
Presunto de Montanchez - (localidade situada mesmo no meio do triângulo feito por Trujillo, Cáceres e Mérida) também só podia ser bom.
Borrego Frito - não fiquei muito impressionado.
Porco Ibérico com Migas - funciona sempre como opção segura e estava regular.
Técula Mécula - não foi das melhores que provámos, estava um pouco seca, mas tinha a vantagem de chegar embrulhada, o que significava que não era caseira, mas que permitiu levar um pouco para casa. 

Experimentei um doce da casa, cujo nome já não me lembro, mas que era uma mistura gulosa de ingredientes calóricos... não me importei nada.

O Preço (5/10)


A minha intuição inicial estava correta, foi mais uma prova de que um restaurante bem localizado e vazio tem que ter algum problema para não atrair os locais. O problema aqui era o preço acima das possibilidades de um trabalhador local comum. Ainda assim, não pensem que está muito fora dos preços praticados em Espanha, só esperava é que a qualidade da comida fosse um pouco mais elevada depois de ver tantos prémios gastronómicos dispostos nas paredes.

Preço médio por pessoa: 22€

Informação Extra


Morada: Plaza Mayor, 13 - Trujillo - Espanha
Website: N/A

Animais admitidos: Não

Estado: Encerrado
Data última visita: Outubro 2010


Sem comentários:

Enviar um comentário