AnuncioTopo

Restaurante Gigino & Gigetto

Birre - Cascais - Lisboa - Portugal

Casamento entre restaurante e bomba de gasolina.

(Agradável ..... 7,2/10)

Créditos: Foto de Website Gigino & Gigetto

Exceptuando aqueles restaurantes a que vou na hora do almoço dos dias de trabalho, este estará entre os que mais vezes frequentei, embora fosse bem longe de casa. Foi aconselhado por uma amiga com os devidos avisos que escalpelizarei mais à frente, mas era sempre um prazer lá ir independentemente da altura do ano. Já há muito tempo que não vou lá, porque as circunstâncias mudaram, mas tenho recebido relatos de que quase tudo se mantém, até com alguns melhoramentos.

O Local (3/10)


Localizado na Estrada de Birre, tem uma particularidade que afasta imediatamente os que não conhecem o restaurante: fica numa bomba de gasolina. Não está do outro lado da rua, nem ao lado, mas literalmente por trás da bomba de gasolina, já que é necessário atravessá-la para entrar no estabelecimento. Estacionar é também uma pequena aventura, porque existem 3 ou 4 lugares privativos que estão reservados para os donos e depois existem lugares em cima do passeio ao longo da estrada. A uns 100 metros existem alguns bairros onde é possível estacionar legalmente, mas nos dias mais invernosos torna-se desagradável já que a zona é muito desabrigada. De positivo tem o facto de estar a um passo de algumas das atracções naturais da região, como o Guincho e a Serra de Sintra, mas não tem visibilidade para nenhuma delas.

O Espaço (6/10)


Quando entramos no restaurante, esquecemos que passámos na bomba de gasolina, já que o interior é simpático, acolhedor e mistura alguma simplicidade com uns salpicos de bom gosto tradicional. O ambiente é calmo e sossegado, mas não é raro haver famílias que ali organizam os seus aniversários, tornando o ambiente mais ruidoso. Nunca gostei muito das cadeiras que não batem certo com o resto da decoração, mas de resto existem pormenores bem interessantes como uma lareira e um resguardo de madeira florido que retira a atenção da paisagem virada para a bomba de gasolina. Trata-se de um espaço familiar e isso fica claro logo na entrada, onde existe um balcão e uma pequena sala de recepção que resulta bem de forma a evitar que as pessoas que não tenham lugar fiquem ali a olhar de forma reprovatória e desesperada para quem ainda está na sua refeição. Sempre existiu uma pequena esplanada que só estava aberta no verão, mas entretanto construíram uma cobertura que permite a sua utilização em outra épocas do ano. Tenho que experimentar!

O Serviço (7/10)


Sempre foi uma questão de sorte, já que havia um empregado muito simpático e outro nada simpático, daí que procurasse sentar-me em certas mesas para fugir ao raio de acção do menos simpático, mas nem sempre resultava. Quando as coisas corriam bem, o serviço era fluido, mas em tantas visitas houve uma ou outra vez em que as coisas não correram da melhor forma, principalmente no que dizia respeito ao tempo de espera pelos pratos e pela conta. Dependendo do empregado, podíamos ter uma experiência mais calorosa ou mais fria. Os pratos demoram um pouco a chegar, mas quando escolhemos pratos do dia é bastante rápido.

A Ementa (9/10)


Embora muita gente diga que vai lá pelas pizzas excelentes, a verdade é que a ementa é especialmente rica em massas e combinações pouco vistas nos restaurantes italianos. A lista de pizzas é quase infindável, tendo as mais tradicionais variantes de ingredientes, embora se sinta a falta de algumas verduras que outros restaurantes já começaram a introduzir (pessoalmente prefiro sem as verduras, porque não aprecio muito a combinação). Quanto à lista de massas, conseguem abranger praticamente todos os tipos de massas que existem e marcam a diferença nos pratos do dia. Outro aspecto interessante é o facto de haver várias alternativas de carne (Bistecca, Scaloppine, etc...) para agradar aos que não são apreciadores das massas italianas. A lista de sobremesas não é especialmente longa, mas tem escolhas diferenciadas onde o Tiramisú é rei, assim como a lista de entradas inclui a maior parte das tradicionais entradas italianas, desde os Carpaccios às Bruschettas.

A Apresentação (7/10)


Quanto à apresentação, não há muito para inventar num prato italiano, mas a diversidade de opções é acompanhada pela boa apresentação dos pratos.

A Refeição (8/10)


Nenhuma visita estaria completa se não começasse com os tradicionais Grossini com uma pasta de queijo caseira, com Mascarpone e outros ingredientes que lhe davam um sabor e uma consistência fantásticas. Podia estar largos minutos a debicar aquela aquela maravilha enquanto esperava pelo prato, sem me aperceber da quantidade descabida que ingeria. Por causa desta "armadilha" nunca me aventurei pelas outras entradas, já que aquela era suficientemente entretida e gostosa. 

Pizza Tropicale - boa, mas sem surpreender.
Pizza Santa Lucia - boa, mas sem surpreender.
Pizza 4 Formaggi - boa, mas sem surpreender.

Nas massas é que encontrava o meu refúgio e tentava variar ao máximo, embora acabasse quase sempre por escolher pratos com natas, porque é um dos locais onde o sabor das mesmas me agrada mais.

Fettucine della Nonna - (o mais pedido) boa dose e sabor no ponto.
Ravioli al Funghi - os cogumelos são excelentes.
Fettucine alla Paesana - menos interessante que o della Nonna, mas servia para variar.
Tortellini alla Crema - sempre saboroso.
Tiramisú - (quase sempre servido gelado) não é dos melhores que conheço.

Houve uma ou outra decepção nos pratos do dia, mas nada de grave.

O Preço (6/10)


Na minha opinião está dentro da média para um bom restaurante italiano, mas perde na localização. Já que estou a pagar bem, também gostaria de ter uma boa vista e uma agradável envolvência, portanto este critério acaba por sair um pouco penalizado. Talvez quando experimentar a nova esplanada possa reforçar esta avaliação.

Preço médio por pessoa: 15€

Informação Extra


Morada: Rua de Birre, 829 - Cascais

Animais admitidos: Sim (a confirmar na esplanada)

Estado: Activo
Data última visita: Outubro 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário