AnuncioTopo

Restaurante Adega do Isaías

Estremoz - Évora - Portugal

Uma verdadeira adega, com comida para graúdos. 

(Agradável ..... 7,1/10)

Créditos: Foto de Boa Cama Boa Mesa - O Expresso


Numa viagem ao Alto Alentejo, pedimos uma recomendação de um restaurante na zona de Estremoz e a resposta não se fez esperar: Adega do Isaías! Paragem obrigatória! Estive lá duas vezes e consigo reconhecer o que faz deste espaço um local de peregrinação dos grandes amantes de comida, mas para o turista acidental não há assim tantas coisas apelativas, excepto a oportunidade de experimentar as iguarias mais profundas da cozinha alentejana num espaço pitoresco. Não frequentei o restaurante antes do falecimento do seu fundador Isaías Parreiras, mas quem frequentava diz que já não é a mesma coisa.

O Local (5/10)


Situado na zona mais pitoresca e castiça da cidade, acaba por ter o inconveniente de estar longe de qualquer local para estacionar a viatura. Para ter garantia de um lugar será necessário estacionar no centro da cidade, na zona do Rossio e caminhar uns 300 metros pelas apertadas ruelas até ao restaurante. Não é dos locais mais bonitos de Estremoz, mas é um bom exemplo da arquitectura alentejana.

O Espaço (5/10)


Parece mesmo que entrámos numa adega onde foram colocadas umas mesas toscas com bancos corridos para acomodar os trabalhadores acabados de chegar da vindima. Tenho até dúvidas que a decoração tenha sido pensada... parece mesmo que as talhas de vinho sempre lá estiveram e que apenas alguns pratos decorativos foram acrescentados para dar outro ar. O espaço torna-se muito apertado e desconfortável ao fim de semana, pois fazem-se filas para experimentar as iguarias pouco comuns deste estabelecimento. A tentativa desesperada de oferecer o maior número possível de lugares, faz com que alguns clientes fiquem presos aos seus lugares e tenham que obrigar outros clientes a levantar-se das suas cadeiras, para ser possível passar. O ambiente é absolutamente tradicional e despretensioso, com muito ruído.

O Serviço (5/10)


Na primeira vez que fui, senti uma desilusão ao perceber que o atendimento era muito pouco personalizado e que os empregados andavam num stress permanente para atender as pessoas que ultrapassavam largamente a capacidade de resposta. Quando lá voltei ao jantar, fomos dos primeiros a entrar e já senti outro acolhimento, mas ainda assim pouco simpático, embora eficiente. Esperámos uma eternidade pelos pratos em ambas as tentativas, algo que não deixou grandes saudades. Ainda assim, nota-se o profissionalismo e um ritmo de trabalho impressionante, já que nunca vi tão poucos empregados de mesa darem conta de tantos clientes.

A Ementa (9/10)


Quando olhamos para a ementa, percebemos que se trata de um restaurante para gente grande, com as pesadas comidas alentejanas e sem alternativas mais leves para crianças. É sem dúvida uma ementa para encher a barriga! As entradas são deixadas para quem as quiser, os pratos principais são genuinamente alentejanos e a lista de sobremesas é curta, mas fiel à tradição local.

A Apresentação (5/10)


Quanto à apresentação, não é efectivamente uma preocupação neste local, pois numa adega não se liga a esses detalhes.

A Refeição (9/10)


Quem nos aconselhou o restaurante não sabia se iríamos dar muita importância aos restantes critérios, mas no que diz respeito à qualidade da refeição não se enganou nada. As doses são muito bem servidas, inclusivamente as sobremesas. As entradas são deixadas para quem quiser, mas são tão apelativas que se torna impossível resistir.

Vinho Branco da Casa - muito bom... bem fresquinho!
Vinho Tinto da Casa - também é bom, mas não se destaca tanto.
Burras (Bochechas de Porco) Assadas no Forno - estavam fantásticas!
Migas com Carne de Porco - um clássico com qualidade acima da média, especialmente as Migas que eram bem diferentes de todas as que já tinha provado.
Sopa de Cação - também excedeu as expectativas.
Pão de Rala - cumpriu o esperado.
Sericaia - cumpriu o esperado.
Filhoses com Mel - embora diferentes de tudo o que tinha provado, não eram bem o que estava à espera e decepcionou um pouco. 

O Preço (6/10)


Achei o preço pouco convidativo para as condições de conforto que são proporcionadas, mas a fama do restaurante faz inflacionar os preços, porque se assim não fosse as filas seriam ainda maiores. No entanto, as doses são muito bem servidas e permitem jogar com isso para reduzir o preço em conjunto com uma boa seleção de entradas.

Preço médio por pessoa: 17€

Informação Extra


Morada: Rua do Almeida, 21 - Estremoz

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Setembro 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário