AnuncioTopo

Adega Típica Vinho e Noz

Évora - Portugal

Não é só vinho e noz... há muito mais!

(Bom ..... 7,7/10)

Créditos: Foto de Website Adega Típica Vinho e Noz


Évora tornou-se num interessante centro turístico, onde actualmente se encontram hotéis de topo e restaurantes de alta qualidade espalhados não só dentro como fora das muralhas que cercam a cidade. Infelizmente, esta popularidade fez também disparar os preços praticados em vários comerciantes locais, transformando a cidade num destino quase luxuoso onde qualquer tasca se faz valer dos seus galões seja pela localização ou pelo aspecto tradicional e autêntico que transmite. Escolher um restaurante fora das muralhas poderá parecer ilógico, mas tem as suas vantagens como vão perceber.

O Local (6/10)


Fica fora da bonita e bem preservada muralha medieval que faz o cerco à cidade de Évora. Naturalmente que isto implica ficar fora da beleza protegida pelas muralhas e pela conservação privilegiada do município, algo que acaba por se repercutir no ambiente um pouco desleixado das pequenas e estreitas ruas que ali se encontram. No entanto, existe uma vantagem clara no que diz respeito a capacidade de estacionamento, porque o aproveitamento do Rossio (que se encontra ali mesmo ao lado) para esse fim, libertou também muitos lugares nessas ruelas sendo possível estacionar a escassos 50 metros sem dificuldade.

O Espaço (7/10)


A primeira impressão é que estamos a entrar numa antiga adega na qual pouco terá sido feito para acomodar comensais, mas rapidamente vamos percebendo o objectivo de proporcionar uma experiência mais autêntica e tradicional. É um espaço um pouco escuro, que dá ares de um ambiente romântico, mas quando acendem as luzes (focos com alguma potência e que não distribuem luz uniforme pela sala, chegando ao ponto de apontar directamente para os clientes) perde um pouco da sua graça. A decoração é diversificada entre as garrafas de vinho que dão nome ao restaurante e algumas peças de arte local alusivas ao Alentejo.

O Serviço (7/10)


Inicialmente, pareceu-me que o jovem empregado estava demasiadamente rígido e pouco à vontade, não demonstrando grande destreza nem simpatia. No entanto, à medida que fomos avançando na refeição fomos conquistando a sua atenção e até foi possível perceber a genuinidade do serviço que estava a prestar. É um atendimento simples e despretensioso que também se manifesta nos próprios recipientes tradicionais. Embora o prato principal tenha demorado um bocadinho mais do que o desejável, já o mesmo não aconteceu com os restantes pedidos, sendo que no caso das entradas até nos foram apresentadas mal nos sentámos, para podermos escolher.

A Ementa (8/10)


No Alentejo a carne é rainha, portanto é natural que a grande maioria dos pratos da ementa sejam dedicados a esta proteína onde podemos escolher de entre várias partes do corpo do porco, mas também do tradicional borrego ou até bifes na pedra. As migas são o acompanhamento preferencial. Há outras possibilidades, como o Bacalhau ou a Açorda Alentejana para quem prefere algo mais leve. Nas entradas, não podem faltar os produtos regionais como as Azeitonas, a Linguiça e o Queijo com algumas alternativas interessantes como o Patê de Atum. A lista de sobremesas é curta, mas cheia de tradição, acrescentando apenas alguns gelados para completar. Tem uma bela lista de vinhos onde se pode até escolher garrafas de 375cl a um preço mais convidativo.

A Apresentação (6/10)


É tudo muito rústico e a apresentação dos pratos não foge à regra.

A Refeição (9/10)


Sabendo que os pratos principais são normalmente suficientes para nos deixar de barriga cheia, só nos entretemos com umas azeitonas de entrada: eram pequenas e um pouco ácidas não obstante a tentativa de o disfarçar com o tempero tradicional. 

Javali Estufado com Castanhas - estava divinamente cozinhado e condimentado, embora as castanhas não tivessem um sabor muito intenso (talvez por ainda não estar propriamente na época delas).
Entrecosto com Migas de Espargos - desfazia-se na boca e saía com muita facilidade do osso para além de estar bem gostoso. 
Bolo Mel e Noz - (para completar o nome do restaurante) que se revelou delicioso com a noz a cortar o doce do mel numa combinação muito bem conseguida.

O Preço (6/10)


Depois de ter estado em restaurantes, no Alentejo, onde o preço é muito mais acessível, não posso deixar de manifestar que achei um pouco exagerado o preço dos pratos principais, mas isto parece ser uma tendência concertada em Évora, já que é raro o local onde um prato tradicional custe menos de 10€. Claro que a qualidade da cozinha também se reflecte nos preços, mas ainda assim penso que está um pouco acima da média.

Preço médio por pessoa: 17€

Informação Extra


Morada: Rua Ramalho Ortigão, 12 - Èvora

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Agosto 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário