AnuncioTopo

Restaurante Pátio Antico

Paço de Arcos - Oeiras - Lisboa - Portugal

Um prazeroso e romântico mini-restaurante. 

(Excelente ..... 8,4/10)

Créditos: Foto de Tripadvisor


Durante semanas consecutivas tentei conhecer este restaurante, mas tinha sempre o azar de o encontrar fechado ou cheio e com pessoas à espera. Finalmente, decidi reservar e valeu a pena mesmo ficando num cantinho apertado e de difícil acesso da sala interior. Senti uma verdadeira atmosfera italiana, mas também me senti mal quando percebi que tinha levado dois amigos e que a nossa mesa era a única que não tinha pelo menos um casal.

O Local (7/10)


O centro de Paço de Arcos é muito pitoresco, mas cheio de sentidos proibidos, sentidos únicos e ruas pedonais que exigem alguma destreza e atenção. Quando lá estive, mal conhecia as ruelas e sempre que tentava ir lá sozinho, acabava por me perder e por dar voltas bem maiores que as necessárias. Fica mesmo no coração da zona mais típica de Paço de Arcos, o que lhe confere uma melhor envolvência que até parece simular uma verdadeira praça italiana com os prédios coloridos à volta. O grande problema é estacionar, porque há outros restaurantes na rua e algumas ruelas estreitas onde não é permitido parar. Os lugares que existem são pagos e escassos.

O Espaço (9/10)


Existem duas alternativas: a esplanada pitoresca (no ano em que lá estive, esta vertente ainda não estava devidamente explorada) e o interior acolhedor. A esplanada parece magnifica no verão e fresca no inverno, embora existam aquecedores sofisticados para dar outro conforto. O interior é bem apertado, como se uma família inteira tivesse reservado o espaço e aproveitado os lugares até ao último centímetro. A decoração tem muito bom gosto e destaco a presença de calçada portuguesa no chão. O ambiente é romântico, mas não absolutamente sossegado devido ás permanentes contracurvas que os empregados fazem até chegar a algumas das mesas.

O Serviço (8/10)


A simpatia e os sorrisos galanteadores da empregada que nos serviu deixou-nos na dúvida se eram uma forma de cativar os clientes ou uma forma de gozo por estarmos ali 3 homens deslocados da clientela habitual do restaurante. A comida demorou a chegar e deixou-nos ansiosos, por isso tivemos que ir "atacando" as entradas, decisão que encareceu bastante a refeição. Muito profissionalismo e demonstração de bem servir, mas por vezes tornava-se complicado ser atendido sem que a empregada tivesse que fazer uma pequena gincana entre as mesas.

A Ementa (8/10)


Naquela altura, o meu conceito de restaurante italiano era comer pizza ou lasanha, por isso foi para mim um grande acontecimento ter para escolher algumas coisas que mal conhecia. Pior foi quando os meus amigos (que já conheciam o restaurante) pediram à empregada para nos servir a recomendação do Chef. Quanto ao cardápio, tem uma boa variedade de antipasti, a famosa Minestra al Pomodora (Sopa de Tomate), uma reduzida variedade de pastas e pizzas (comparando com outros restaurantes italianos), mas reforçada pelos pratos de carne, risottos e saladas.

A Apresentação (10/10)


A apresentação é delicada, mas muito familiar especialmente no detalhe dos recipientes.

A Refeição (9/10)


É daqueles locais onde só não dou nota 10 por detalhes, porque estava quase tudo excelente, inclusivamente as coisas que nunca tinha comido e aprendi a gostar. 

Minestra al Pomodoro - foi uma experiência estranha, porque não gostava de tomate, mas naquela situação soube-me bem, embora hoje não fosse certamente a minha primeira escolha.
Mista de Enchidos Italianos - surpreendente.
Pizza Quattro Stagioni - boa, mas sem deslumbrar.
Fettuccine al Pesto - no ponto e com um sabor invulgar.
Risotto com Espargos e Cogumelos - absolutamente fantástico.
Tiramisú (versão gelada) - na altura achei sensacional, mas entretanto já provei bem melhores já que a versão gelada tem a tendência para cortar um pouco os sabores.

O Preço (6/10)


Não há dúvida que é um dos bons restaurantes italianos da região, mas o preço está um pouco acima da média e a concorrência tem preços mais acessíveis com fórmulas igualmente bem sucedidas. A avaliação deste critério podia piorar muito se a comida não fosse tão boa e diferenciadora. No entanto, o preço alto ajuda a seleccionar a clientela já que o número de lugares é bem limitado.

Preço médio por pessoa: 22€

Informação Extra


Morada: Praça da República, 6 - Paço de Arcos

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Junho 2003

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, gostei de algumas coisas que li e gosto da forma como está estruturado! Só um pequeno detalhe... Quando usar fotos tiradas por outras pessoas (como as dos dois pratos deste artigo), não se esqueça de dar os respectivos créditos ;)
    Continuação de bom trabalho,
    Luis Santos
    http://devaneiosdeumfoodie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Luís. Nos restaurantes que visitei há mais tempo e dos quais não tenho fotografias, tento trazer as imagens do website do restaurante, quando é possível. Agradeço o seu reparo, vou verificar que fotografias escaparam a este critério para proceder a essa correção. Cumprimentos e volte sempre.

      Eliminar
    2. Só reparei em algo neste post, pois as fotos usadas foram as tiradas do Foodspotting, mais concretamente do perfil que tenho lá (http://www.foodspotting.com/places/531650-restaurante-p%C3%A1tio-antico-pa%C3%A7o-de-arcos)! Mas não há problemas =)
      Continuação de bom trabalho,
      Luis Santos
      http://devaneiosdeumfoodie.blogspot.pt/

      Eliminar