AnuncioTopo

Café de São Bento

Lisboa (São Bento) - Portugal

Um bife de luxo num espaço emblemático.

(Bom ..... 7,5/10)

Créditos: Foto de Website Café de São Bento


É um restaurante/bar que existe desde 1982 e tem mantido intocável a sua ideia original de tentar recriar os antigos cafés de Lisboa apresentando um menu simples, mas de altíssima qualidade e orientada para clientes de classe média/alta, especialmente com a possibilidade de servir os deputados da Assembleia da República (que se encontra mesmo em frente), que sei que durante muitos anos foram e continuam a ser clientes assíduos.

O Local (7/10)


O bairro da Lapa é dos mais sumptuosos de Lisboa e a Rua de São Bento tem fama e famosos que lá viveram. Tem uma localização privilegiada numa zona tão antiga quanto movimentada da cidade. A proximidade com a Assembleia da República tem a vantagem de apelar a um público com maiores possibilidades financeiras, mas acredito que em dias de manifestações (que hoje em dia ocorrem quase todas as semanas) não seja tão agradável como isso. Existe hoje muita oferta de parques de estacionamento pagos nas redondezas e está muito bem servido de transportes públicos... embora não me pareça que a sua clientela opte por esse meio de locomoção. O facto de não ter uma entrada apelativa como restaurante, acaba por afastar os turistas acidentais, pois a pequena chapa metálica e a ementa sóbria na entrada quase nada revelam sobre o interior.

O Espaço (7/10)


Tem dois pisos, que após as mudanças legislativas referentes ao tabaco, serviram para diferenciar o espaço de fumadores e não fumadores. A decoração tem um estilo vitoriano com sofás vermelhos e mesas simples de madeira que fazem um contraste entre o rústico e o luxo. A clientela é selecionada através dos preços, mas não vemos por lá turistas, vemos essencialmente pessoas da classe média/alta de Lisboa onde também se encontra um misto de juventude, apreciadora de um bar, e adultos de meia idade a quem a música dos 80 e 90, que passa em bom ritmo nas colunas, proporciona boas recordações. Pessoalmente, não achei muito confortável, para uma refeição, pelo facto de estar sentado num sofá mais convidativo para me recostar e traçar a perna do que para manter uma postura correta à mesa. Quando está cheio, fica muito apertado, ao ponto de os empregados empurrarem algumas cadeiras com as pernas quando passam. Lembrem-se que não funciona apenas como restaurante, mas também como bar.

O Serviço (7/10)


Quando fiquei mesmo junto ao bar, obtive algumas vantagens já que os empregados necessitavam sempre de "regressar à base", mas apercebi-me de pessoas que desesperavam por atenção num canto da sala. Quando fiquei mais longe do bar, senti a dificuldade em chamar a atenção dos empregados. Sinceramente, esperava um atendimento digno de um restaurante de topo, mas a polivalência do espaço faz com que os empregados se comportem mais como empregados de bar, que gostam de meter conversa embora com alguma elegância. O serviço não é particularmente rápido, mas acho que faz parte do encanto do espaço para os clientes poderem desfrutar da música, do ambiente e de uma boa conversa.

A Ementa (6/10)


A ementa é curta, mas assumida! Tem bifes e pouco mais, embora esteja bem completada por entradas e sobremesas variadas. As entradas estão focalizadas nos queijos, enchidos e "carpaccios" de alta qualidade. A lista de sobremesas é rica em receitas internacionais. Quanto aos pratos principais, pode escolher entre o bife do lombo ou da vazia e optar por um dos molhos ou pedir grelhado.

A Apresentação (8/10)


A apresentação é cuidadosa, com um recipiente diferente para cada ingrediente, mas um bife é um bife e não há decoração que altere isso.

A Refeição (9/10)


Se há aspecto que não pode ser discutido é a qualidade da comida... só não é perfeita, porque já provei bifes melhores (e mais baratos), mas ainda assim a qualidade está lá toda. 

Queijo Serra da Estrela acompanhado de Geleia e Bolachas Integrais - revelou-se uma combinação bem interessante. 
Bife do Lombo à Portuguesa - molho tradicional e relativamente saudável, num belo bife do lombo.
Bife da Vazia à Café São Bento - molho mais suculento e um bife que sendo mais barato é também bastante inferior ao do Lombo, mas não se justifica a brutal diferença de preço.
Bolo de Chocolate - que a gerência afirma ser o melhor do mundo... eu não diria tanto, mas confesso que a combinação entre o merengue e o chocolate funcionou na perfeição.

O Preço (4/10)


Caro! Muito caro para a realidade portuguesa... talvez não tão caro para os abastados deputados portugueses, mas ainda assim compreendi o conceito e entendo o que leva as pessoas a quererem pagar um pouco mais para ter uma experiência diferente num espaço multifacetado. Por cada ingrediente extra, paga mais.

Preço médio por pessoa: 35€

Informação Extra


Morada: Rua de São Bento, 212 - Lisboa

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Março 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário