AnuncioTopo

Marisqueira César

Ericeira - Mafra - Lisboa - Portugal

Uma marisqueira de referência na região saloia.

(Soberbo ..... 8,5/10)

Créditos: Foto de Google Maps


Já lá vai o tempo em que a Ericeira era a colónia de férias dos lisboetas, um local tão pitoresco como diversificado com hotéis de qualidade, quartos ou parques de campismo. Hoje, mantém a sua vertente turística, mas é especialmente um agradável destino de fim de semana e de gastronomia. A Marisqueira César não é apenas um restaurante, mas também um espaço de culto ao marisco e à família. Fui lá 2 vezes com um espaçamento de largos anos e quase não notei a diferença, excepto nos melhoramentos feitos no exterior que enriquecem bastante a experiência a todos os níveis. Quando falamos em marisqueiras na Ericeira (e há bastantes), esta é uma das poucas que parece ser consensual e reconhecida.

O Local (10/10)


Está localizada mesmo na saída norte da Ericeira, em frente ao parque de campismo, portanto não há muito que enganar. Tem um parque de estacionamento privativo e amplo que descansa até os mais retardatários. Está posicionado numa falésia com uma vista deslumbrante sobre o Atlântico e tem um enorme parque infantil, permitindo também visitas guiadas aos viveiros, que se encontram no piso de baixo, de onde chegam os mariscos que solicitamos à mesa (portanto, mais fresco não podíamos pedir).


O Espaço (8/10)


Ao contrário de uma grande parte das recentes e modernas marisqueiras, esta tentou manter o ambiente das marisqueiras antigas e tradicionais, com uma decoração rústica e colorida. Ficar ao pé de uma das janelas a observar o mar e a paisagem é um privilégio que aconselho se esses lugares estiverem vagos. O ambiente não é tão selectivo como a maior parte das marisqueiras da região, chega até a ser acolhedor e familiar. Há um conforto pouco comum neste tipo de restaurantes.

O Serviço (8/10)


O atendimento é simpático, informal, eficiente e não invasivo. Há uma boa disponibilidade dos empregados para aconselhar os clientes e a proximidade com os viveiros permite que as pessoas façam pedidos especiais. Utilizam-se utensílios de boa qualidade e para todos os tipos de marisco, não há dúvida que sabem o que estão a fazer.

A Ementa (9/10)


Se o objectivo for comer marisco... está no sítio certo, porque tem todos os tipos de marisco ao quilograma assim como pratos onde o marisco é o rei, tais como, Paella, Arroz, Feijoada, Caril ou Açorda de Marisco. No entanto, também é forte em peixes grelhados no carvão com uma grande variedade de espécies. É uma ementa bem composta e variada, excepto nas sobremesas cujas escolhas são limitadas.

A Apresentação (7/10)


Quanto à apresentação dos pratos é a tradicional para este tipo de restaurantes, servidos nos tachos metálicos onde são confeccionados e distribuídos pelo número de pessoas adequado em cada prato.

A Refeição (9/10)


Não há quase nada a apontar, os mariscos são frescos porque são trazidos directamente dos viveiros e são bem cozinhados e temperados. Experimentámos os Percebes, o Camarão Tigre, as Ameijoas, a Sapateira e tudo passou com nota elevada. 

Arroz de Marisco - bastante acima da média.
Açorda de Marisco - deliciosa e nada enjoativa.
Mariscada à César - que é, justamente, uma das principais especialidades da casa. 
Mousse de Chocolate - aceitável sem deslumbrar.
Crumble de Maçã com Gelado - foi surpreendente a combinação.

O Preço (7/10)


Marisqueira e preços baixos, em Portugal, não combinam, porque os produtos não são baratos. Ainda assim, os preços nesta região estão um pouco mais acessíveis que na Linha de Cascais ou que no centro de Lisboa, mas curiosamente com mais qualidade. Nunca paguei pouco, mas também nunca me senti enganado. Porém, as doses são muito boas e preenchidas de marisco, permitindo que um prato identificado como sendo para 2 pessoas, possa servir para 3 ou 4, o que torna o preço bem mais acessível.

Preço médio por pessoa: 27€

Informação Extra


Morada: Estrada Nacional 247 - Ericeira

Animais admitidos: Não

Estado: Activo
Data última visita: Março 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário